A TRAJETÓRIA ACADÊMICA E AS CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS DO GEÓGRAFO E PROFESSOR PEDRO PINCHAS GEIGER. PRÊMIO GEOCRÍTICA 2024.
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.88315Palavras-chave:
premio geocrítica internacional; ciência geográfica;, IBGEResumo
Pedro Geiger, importante intelectual, cientista e geógrafo brasileiro de reconhecimento nacional e internacional. Seus trabalhos são referências para a ciência geográfica, apresentando estudos ricos, complexos e à frente de seu tempo, ao mesmo tempo reunindo rigor científico e lógica literária. Foi geógrafo por 42 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde realizou seus primeiros estudos pelo Brasil e apresentou descrições geográficas inovadoras, associando formas espaciais e conteúdo social. Foi também professor de várias e importantes universidades estrangeiras, pesquisador de instituições públicas de planejamento municipal e regional e professor do Instituto de Geografia da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Prêmio Geocrítica Internacional de 2024 concedido no XVII Colóquio Internacional de Geocrítica, realizado na UERJ em maio de 2024.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Monica Sampaio Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.