A GEOGRAFIA IBERO-AMERICANA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO
balanço crítico e desafios
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.88096Palavras-chave:
Grupo Geocrítica Internacional; Geografia e Ciências Sociais ibero-americano; Horacio Capel.Resumo
O Grupo Internacional Geocrítica foi criado na Universidade de Barcelona, nos anos 1990, e se constitui como um dos maiores fóruns de discussão sobre a produção científica no campo da geografia humana e demais ciências sociais, instituindo um debate de amplo espectro e absorvendo em seu interior múltiplas correntes de pensamento crítico, de várias matrizes do pensamento sociológico e geográfico, marxista e não marxista. Sua especificidade maior foi a reunião de pesquisadores da língua latina ibero-americanos, especialmente o castelhano e o português, ainda que frequentemente com a presença de geógrafos franceses e italianos. Esse texto contextualiza a XVII edição do Colóquio que recuperou a trajetória de organização dos eventos, interrompida em 2018, e teve como objetivo reestabelecer elos acadêmicos e promover o reencontro dos membros do Grupo Geocrítica Internacional. Mais uma vez o Colóquio se constituiu em um espaço de reflexões centradas na análise da realidade, de caráter multidisciplinar e com significativa relevância para a área de Ciências Humanas e Sociais, propondo-se a: contribuir para a formação de graduandos, pós-graduandos e professores ibero-americanos; promover a socialização de pesquisas, da iniciação científica à pós-graduação; proporcionar o debate das políticas públicas em suas implicações territoriais, aproximando universidade, sociedade civil e poder público; aprofundar os vínculos entre os pesquisadores brasileiros, ibéricos e latino-americanos; fortalecer o Grupo Geocrítica Internacional, com a colaboração de geógrafos e cientistas sociais da comunidade ibero-americana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eveline Algebaile, Floriano Godinho de Oliveira, Miriam Zaar, Regina Tunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.