DECOLONIALIDADE E EMERGÊNCIA SOCIOCLIMÁTICA
“bem viver”, direitos da natureza e plurinacionalidade no antropo(capitalo)ceno
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.87664Palavras-chave:
plurinacionalidade; direitos da natureza; crise climática; socioambientalismo.Resumo
O presente trabalho objetiva debater as inovações e as potencialidades que a plurinacionalidade adotada por algumas unidades geopolíticas latino-americanas, assim como os valores e referências que as fundamentam (“Bem viver”, “Pachamama”, direitos da natureza, natureza como sujeito de direitos etc.) apresentam para enfrentar a crise socioambiental que vem caracterizando a contemporaneidade, especialmente em sua componente climática. A abordagem adotada envolve um estudo geopolítico em que se avalia os inovadores mecanismos jurídico-institucionais criados para fundamentar a categoria do estado plurinacional e a incorporação de seus valores e referências estruturantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Bernardino de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.