MAPAS COGNITIVOS PARA O DESVELAMENTO DE TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS EM ESPACIALIDADES CENTRAIS DAS CIDADES
um diálogo conceitual e metodológico com a cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.87633Palavras-chave:
cidade; centralidade; espaço de raridade; espacialidades liminares.Resumo
O debate sobre as áreas centrais da cidade vem exigindo a construção de novos mapas cognitivos diante dos processos conflitivos que envolvem transformações e permanências em suas espacialidades corporificadas. É justamente por esse veio que nossa contribuição define seu percurso, sobretudo ao trazer para a cena da investigação dos fenômenos urbanos contemporâneos conceituações provocativas que permitam aguçar nossas reflexões e desacomodar nossas práticas de leitura, tendo como sua referência de concretude a cidade do Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jorge Luiz Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.