A (NÃO) REPRODUÇÃO DE RELAÇÕES SOCIAIS CAPITALISTAS NO COTIDIANO EM CIDADES:
uma ameaça à sociedade de consumo
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.87272Palavras-chave:
reprodução de relações sociais de produção; cotidiano; cidade; consumoResumo
A partir de investigações anteriores de shopping centers e suas características como “catedral” ou “templo” de consumo, este trabalho pretende aprofundar a compreensão crítica do termo “consumo” como uma manifestação de atividades sociais na cidade e no cotidiano. Parte do entendimento, elaborado por Lefebvre, que o consumo em sociedades neocapitalistas é essencial para sua reprodução social no cotidiano e o modo de produção capitalista. Investigar o consumo numa articulação entre produção, reprodução e vida cotidiana, postulado por Lefebvre, no presente trabalho será realizada em quatro etapas. Uma primeira, ao se referenciar a exemplos, demostra a complexa articulação em shoppings que ultrapassa atos de mera “consumpção”, seguida por outra de sistematizar um conjunto de abordagens críticas sobre a temática da sociedade de consumo, para finalmente discutir o caráter ideológico do uso dos termos consumo e sociedade consumo por meio da introdução da vida cotidiana. A questão relativa do cotidiano ter uma potencialidade a contribuir à não-reprodução da sociedade capitalista é levantada na última parte por meio de um “projeto” de Lefebvre que aponta para transgressões que indicam tendências e tensões que vão além das atuais relações de produção. Essa "transgressão de todas as transgressões" pode ser produzido pelo espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rainer Randolph
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.