BASES TEÓRICAS SOBRE A PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA
a moradia como necessidade, como direito e como mercadoria.
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.86461Palavras-chave:
urbanização; economia política; moradia como direito; produção imobiliária; valor de uso.Resumo
A crítica da economia política da cidade, da urbanização e do espaço, instiga-nos a entender que a urbanização se caracteriza por um processo que delimita, define e expande atividades econômicas, sociais e políticas. As atividades criam, alteram, recriam e modificam a vida cotidiana; produzem riquezas que são desigualmente distribuídas no espaço e na sociedade. Tais riquezas, produzidas pelo trabalho, são acessadas pelas diferentes frações de classes sociais que compõem o capitalismo a partir da capacidade de pagar, portanto, mediadas pelo dinheiro, outra categoria de análise importante para desvendar a economia política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arlete Moysés Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.