DA PRODUÇÃO À SECURITIZAÇÃO:
a articulação escalar entre o mercado da habitação e as rendas financeiras
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.83576Palavras-chave:
financeirização; securitização; certificados de recebíveis imobiliários; produção habitacional; MRV&CO.Resumo
O trabalho examina as interações entre mercado privado de habitação e dinâmicas de alavancagem e endividamento de grandes incorporadoras de capital aberto entre os anos de 2011 e 2023 no Brasil, nas quais as rendas imobiliárias se articulam à capitalização de rendas financeiras. Destaca-se a importância dessa articulação para compreender as relações entre escalas local e nacional no setor imobiliário, bem como os impactos dos fluxos de investimento financeiro em diferentes localidades da rede urbana. O foco recai sobre as estratégias espaciais da MRV&Co, a maior empresa brasileira no segmento residencial, na adoção da securitização imobiliária para financiar seus empreendimentos. O trabalho está estruturado a partir das emissões de securitização originados pela empresa entre os anos analisados. Cada um desses títulos foi minuciosamente avaliado com a intensão de mensurar informações relativas aos montantes negociáveis e aos tipos de empreendimentos que originaram as operações. Conclui-se destacando a relevância da análise das emissões de securitização da empresa para compreender as interações entre escalas local e nacional no setor imobiliário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marlon Altavini de Abreu, Lúcia Zanin Shimbo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.