DA PRODUÇÃO À SECURITIZAÇÃO:

a articulação escalar entre o mercado da habitação e as rendas financeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.83576

Palavras-chave:

financeirização; securitização; certificados de recebíveis imobiliários; produção habitacional; MRV&CO.

Resumo

O trabalho examina as interações entre mercado privado de habitação e dinâmicas de alavancagem e endividamento de grandes incorporadoras de capital aberto entre os anos de 2011 e 2023 no Brasil, nas quais as rendas imobiliárias se articulam à capitalização de rendas financeiras.  Destaca-se a importância dessa articulação para compreender as relações entre escalas local e nacional no setor imobiliário, bem como os impactos dos fluxos de investimento financeiro em diferentes localidades da rede urbana. O foco recai sobre as estratégias espaciais da MRV&Co, a maior empresa brasileira no segmento residencial, na adoção da securitização imobiliária para financiar seus empreendimentos. O trabalho está estruturado a partir das emissões de securitização originados pela empresa entre os anos analisados. Cada um desses títulos foi minuciosamente avaliado com a intensão de mensurar informações relativas aos montantes negociáveis e aos tipos de empreendimentos que originaram as operações. Conclui-se destacando a relevância da análise das emissões de securitização da empresa para compreender as interações entre escalas local e nacional no setor imobiliário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Altavini de Abreu, UNESP - Campus de Presidente Prudente

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, na Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente entre os anos de 2007 e 2011. Mestrado (2014) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da FCT-UNESP, abordando a temática da análise comparada dos mercados imobiliário e fundiários em cidades médias. Doutorado (2019) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da FCT-UNESP, com temática relacionada à produção imobiliária, cidades médias e financeirização da habitação. Realizou Pós-Doutorado no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da Universidade Federal do ABC sob a temática da financeirização da habitação e do urbano no Brasil (2023). Atualmente possui vínculo como pesquisador de pós-doutorado na FCT-UNESP. 

Lúcia Zanin Shimbo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Professora Livre-Docente no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP, São Carlos, Brasil), atuando em duas áreas de concentração Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia e Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. É Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação do IAU-USP. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). 

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Altavini de Abreu, M., & Zanin Shimbo, L. (2024). DA PRODUÇÃO À SECURITIZAÇÃO:: a articulação escalar entre o mercado da habitação e as rendas financeiras. Geo UERJ, (44). https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.83576

Edição

Seção

Dossiê Propriedade urbana, aluguel e renda imobiliária. Teoria e História.