ALÉM DO MOVIMENTO DAS MARÉS

uma história de modificação territorial na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.83418

Palavras-chave:

Litoral, Conflitos Territoriais, Praias Urbanas, Praia dos Amores, Turismo

Resumo

O litoral cearense é conhecido nacionalmente pelas belezas naturais e pelo forte apelo turístico. Além de uma dinâmica natural diversificada, composta de manguezais, campos de dunas, falésias e outras paisagens cênicas, o litoral cearense também é carregado de simbolismo e culturas heterogêneas, que vão desde a presença de populações tradicionais a contextos urbanos. Nesse sentido, a Praia de Iracema, em Fortaleza, perpassou diversos cenários, desde o momento em que se resumia a porto, no início do século XX, a uma praia inserida nos fluxos globais no século XXI. A erosão costeira provocou mudanças significativas em sua estrutura, assim como diversos grupos sociais moldaram o cotidiano do bairro, produzindo conflitos territoriais. A partir da abordagem de base analítica Regressiva-Progressiva de Henri Lefebvre, propomos um estudo dos diferentes fenômenos do século XX que delinearam a Praia de Iracema e quais são as atuais perspectivas de mudanças paisagísticas, territoriais, funcionais e simbólicas do bairro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Mesquita Barbosa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProP-Geo/UECE). Mestre pelo mesmo programa na linha de pesquisa Território, Sociedade e Cultura. Integrante do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO/UECE) e membro do grupo de pesquisa Sistemas Costeiros e Oceânicos, do CNPq. Graduada em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Juliana Moreira dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Cursando doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (ProPGeo/UECE). Graduanda do 8 semestre do curso de licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Geografia (2021) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (ProPGeo/UECE) na linha de pesquisa Análise Geoambiental, Ordenação e Produção do Território. Vinculada ao Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO/UECE). Bacharel em Geografia (2017) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos pela UECE em andamento.

Davis Pereira de Paula, Universidade Estadual do Ceará

Em 2020, concluiu Pós-Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Tem doutorado em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, Ramo Ciências do Mar, especialidade em Gestão Costeira pela Universidade do Algarve, Portugal, em 2012. Tem mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE, com área de concentração em Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas, em 2006. É bacharel (2003) e licenciado (2004) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, exercendo o cargo de Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. É professor associado ao Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica e membro do Grupo de Pesquisa Sistemas Costeiros e Oceânicos do CNPq. Na mesma instituição, ainda, foi coordenador dos cursos de Geografia/CCT, entre os anos de 2017 e 2019. Foi professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, entre os anos de 2013 e 2016. Foi professor permanente do quadro de docentes do Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG da UVA, entre os anos de 2014-2019. Também foi coordenador brasileiro da Rede Braspor, entre os anos de 2015 e 2017, trata-se de uma rede informal de cientistas do Brasil e de Portugal que se dedicam a estudar os ambientes costeiros e suas sinergias. Atua como pesquisador na área de Geografia Costeira com ênfase em Gestão e Impactos Costeiros, atuando principalmente nos seguintes temas: História ambiental, Interação Homem-Meio, Ressacas do Mar, Gestão de Ambientes Costeiros e Impactos Socioambientais em Comunidades Litorâneas.

Referências

ABREU, Maurício de Almeida. SOBRE A MEMÓRIA DAS CIDADES. Revista Território, Rio de Janeiro, v. 4, p. 5-26, 1998.

ALENCAR, José. Iracema. Brasília: Edições Câmara, 2017. 99p.

ALVES, Vilma.; ARAÚJO, Alessandra. Dança Difusiva do Desejo em Fortaleza: Edifício São Pedro Entre o Moderno e o Arcaico. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2017.

AQUINO, Cássio Adriano Brás; MARTINS, José Cleiton de Oliveira. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 479-500, 2007.

ARAÚJO, Enos Feitosa. A políticas públicas do turismo na região Nordeste: Novas ações do governo estadual cearense. Geoatos, Presidente Prudente, SP, v. 1, n. 13, p. 22-35, jan/jun, 2013.

ARQUIVO NIREZ. Acervo digital de Fortaleza. Disponível em: https://cutt.ly/vbDY1Et. Acesso em: 11 mai. 2021.

BARBOSA, Jessica Mesquita.; PAULA, Davis Pereira; Interventions of the tourist urbanization process in Praia de Iracema, Fortaleza (CE). Geosaberes, Fortaleza, v. 11, p. 551 - 571, 2020.

BARBOSA, Jessica Mesquita; PAULA, Davis Pereira. MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NO LITORAL: O CASO DA PRAIA DE IRACEMA, EM FORTALEZA-CE. Revista Geografar, v. 16, n. 1, p. 157-181, 2021.

BARBOSA, Jessica Mesquita. A (re)invenção da Praia de Iracema como espaço público e produto do lazer: novas territorialidades marítimas. 2021. 196 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico), 2021 - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=102774. Acesso em: 27 de setembro de 2023.

BARROS, Samarane Fonceca de Souza Barros. O método regressivo-progressivo como possibilidade para os estudos das cidades médias. Revista Cerrados, Juiz de Fora, MG, v. 16, n. 02, p. 110-125, nov. 2018.

BATISTA, Maria Carollyne Matos; VASCONCELOS, Fábio Perdigão. POÇO DA DRAGA, FORTALEZA-CE: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO PELO TURISMO E A GERAÇÃO DE CONFLITOS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), Sobral, v. 21, n. 2, p. 1165–1178, 2019. Disponível em: www.rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/576. Acesso em: 27 fev. 2024.

BESSA, Edson Alencar Colares de. O Poço da Draga e a construção do Acquario Ceará. 2015. 135f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

BEZERRA, Roselane Gomes. O bairro Praia de Iracema entre o "adeus" e a "boemia": usos, apropriações e representações de um espaço urbano. 2008. 231f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

BRASIL JÚNIOR, José Evanes. Políticas de requalificação urbana na orla marítima do bairro Praia de Iracema: uma avaliação de políticas públicas através da construção de indicadores socioculturais a partir da história oral. 2020. 182f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

BRENNER, Neil. Espaços da urbanização: o urbano a partir da teoria crítica. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018. 356 p.

CARLOS. Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007. 74p.

CAVALCANTE, Talles Alexandre Moura. O centro Dragão do Mar de arte e cultura e seus impactos sobre espaços culturais de menor porte situados em seu entorno. 2015. 46f. Monografia (Especialização em Gestão Pública) – Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 2015.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008. 464p.

CORIOLANO, Luzia Neide Menezes Teixeira. Do Local ao Global: O turismo Litorâneo Cearense. Fortaleza: Papirus, 1998. 160p.

COSTA, Maria Clelia Lustosa. Clima e salubridade na construção imaginaria do Ceará. In: SILVA, José Borzacchiello; DANTAS, Eustógio Wanderley Corrêa; ZANELLA, Maria Elisa; MEIRELES, Antônio Jeovah Andrade. (Org.). Litoral e Sertão: Natureza e sociedade no nordeste brasileiro. Fortaleza: Edições UFC, 2006. 408p.

CUNHA, George. O ALGODÃO NA ECONOMIA DA PROVÍNCIA DO CEARÁ DURANTE O SÉCULO XIX: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUA IMPORTÂNCIA. Revista de Desenvolvimento Eonômico - RDE, Salvador, v. 3, n. 47, 2020. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/6850/4298. Acesso em: 27 set. 2023.

DANTAS, Eustógio Wanderley Corrêa. Mar a vista: Estudo da maritimidade em Fortaleza. Fortaleza: Edições UFC, 2011. 103p.

DINIZ, Marco Túlio Mendonça; VASCONCELOS, Fábio Perdigão; MORAIS, João Silvio Dantas de; RÊGO FILHO, F. F.; ROCHA, Glairton Cardoso. Determinação da variação da linha de costa de Fortaleza usando metodologia de SIG. In: XI Congresso da ABEQUA, 2007, Belém. Anais do XI Congresso da ABEQUA. Belém: UFPA, 2007.

ELDEN, Stuart.; MORTON, Adam David. Thinking Past Henri Lefebvre: Introducing “The Theory of GroundRent and Rural Sociology”. Antipode, v. 48, n. 1, p. 57–66, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/anti.12171. Acesso em: 29 set. 2023.

EVANGELISTA, Isolda Machado. Uma leitura sobre a praia de Iracema - Fortaleza (CE): transformação socioespacial do lugar e suas representações. 2013. 212f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2013.

FORTALEZA, Lei Complementar nº 333, de 14 de setembro de 2022. Dispõe sobre o instrumento urbanístico da Outorga Onerosa de Alteração de Uso do Solo, previsto na Lei Complementar nº 062/2009, Plano Diretor Participativo de Fortaleza (PDPFor), e na Lei Complementar nº 236/2017, Lei de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), e dá outras providências. Fortaleza, CE, Diário Oficial do Município, 2022. Disponível em: https://sapl.fortaleza.ce.leg.br/norma/13520?display. Acesso em: 31 ago. 2023.

FORTALEZA em Fotos. Vila Morena – Estoril. Fortaleza em Fotos. 8 nov. 2018. Disponível em: https://cutt.ly/6bDUXVV. Acesso em: 15 mar. 2021.

FREHSE, Fraya. Potencialidades do método regressivo-progressivo: pensar a cidade, pensar a história. Tempo Social, São Paulo v. 13, n. 2, p. 169-184, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12367. Acesso em: 27 set. 2023.

FRIDMAN, Fania; SIQUEIRA, Eduardo Cezar. Uma cidadela global no Rio de Janeiro. Revista Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n. 9, p. 23-40, 2003.

GOMES, Maria do Carmo Andrade. Relatos, esboços e cadernetas de campo Objetos cartográficos entre a materialidade e a invisibilidade. Terra Brasilis, Rio de Janeiro. v. 8. p. 1-13, 2022.

GONDIM, Linda Maria da Pontes; BEZERRA, Ricardo; FONTENELE, Sabrina. CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA: UM PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA ANTIGA ÁREA PORTUÁRIA DE FORTALEZA-CE. In: VARGAS, Heliana Comin; CASTILHO, Ana Luiza. (Org.). INTERVENÇÕES EM CENTROS URBANOS: OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS E RESULTADOS. Barueri: Manole, 2006, p. 241-263.

HAUS. Obra de aquário encalha em praia famosa de Fortaleza. Gazeta do Povo. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/estilo-cultura/acquario-ceara-obra-de-aquario-encalha-em-praia-famosa-de-fortaleza/. Acesso em: 01 ago. 2023.

IBGE. Praia de Iracema: [Iracema Plaza Hotel: vista aérea da cidade]: Fortaleza, CE - [19--]. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/fortaleza/historico. Acesso em: 21 jun. 2023.

IBGE. Quebra - mar na Praia de Iracema em Fortaleza (CE) - maio. 1952. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/fortaleza/historico. Acesso em: 21 jun. 2023.

JUCÁ NETO. Os primórdios da organização do espaço territorial e da vila cearense - algumas notas. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 133-163, 2012.

LEFEBVRE, Henri. De lo rural a lo urbano. 4ª ed. Barcelona: Ediciones península, 1978. 261p.

LEFEBVRE, Henri. Espaço e política – o direito a cidade II. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. 203p.

LEFEBVRE, Henri. Perspectives on Rural Sociology. In: ELDEN, S.; LEBAS, E.; KOFMAN, E. Key Writings. London: Continuum, 2003. 352p.

LINHARES, Paulo. Cidade de água e sal: Por uma antropologia do litoral do Nordeste sem cana e sem açúcar. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2013. 316p.

MACIEL, Wellington Ricardo Nogueira. O aeroporto de Fortaleza: usos e significados contemporâneos. 2006. 150f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

MARTINS, José de Sousa. A dialética do método regressivo-progressivo em dois temas brasileiros: cidade e campo. In: 35ª Reunião Anual da Anpocs. Vinte anos sem Henri Lefèbvre, 2011.

MASSO, Anu; TENDER, Tônu. ABOUT THE LINGUISTIC CONSTITUTION OF SOCIAL SPACE: THE CASE OF ESTONIA. TRAMES, Tallinn, n. 12, v. 2, p. 151–182, 2008. Disponível em: https://www.kirj.ee/public/trames_pdf/2008/issue_2/Trames-2008-2-151-182.pdf. Acesso em: 27 set. 2023.

MATOS, Fabio de Oliveira. A cidade e o mar: considerações sobre a memória das relações entre fortaleza e o ambiente litorâneo. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 15, n. 1. p. 71-84, 2011.

MONTENEGRO, Diego Sombra; SIMÕES, Paulo Jorge Alcobaia. A sinalização na Praia de Iracema: um estudo multidisciplinar entre o Design da Informação e o Planejamento Urbano na cidade de Fortaleza. In: 9 th Information Design International Conference e 9 th Information Design Student Conference, 2009, Belo Horizonte. Anais do 9º CIDI e 9º CONGIC. Disponível em: https://cutt.ly/UbDUOgU. Acesso em: 28 mar. 2021.

MONTENEGRO, Nara Romero. A PRAIA REABITADA: A INVENÇÃO DO DIVERTIMENTO LITORÂNEO EM FORTALEZA (1900-1930). 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física), Universidade Estadual de Campinas, 2016. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/984458. Acesso em: 27 set. 2023.

MORAIS, Jáder Onofre de. Aspectos de geologia ambiental costeira do município de Fortaleza (Estado do Ceara). 1980. 282f. Tese (Professor titular) - Departamento de Geociências, Universidade Federal do Ceara, 1980.

MORAIS, Jáder Onofre de. Processos de assoreamento do Porto do Mucuripe. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 139-149, 1972.

NASCIMENTO, Thatiany. 'Superprédios': quem avalia e tem o poder de autorizar a construção em Fortaleza?. Diário do Nordeste, Fortaleza, 05 abr. 2023. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/superpredios-quem-avalia-e-tem-o-poder-de-autorizar-a-construcao-em-fortaleza-1.3353252. Acesso em: 31 ago. 2023.

NASCIMENTO, Thatiany. 2 últimas casas da orla do Aterrinho da Praia de Iracema são vendidas; uma dará lugar a superprédio. Diário do Nordeste, Fortaleza, 19 jul. 2023. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/2-ultimas-casas-da-orla-do-aterrinho-da-praia-de-iracema-sao-vendidas-uma-dara-lugar-a-superpredio-1.3394411. Acesso em: 31 ago. 2023.

NOBREGA, Jacqueline. Aeroporto completa 20 anos em fevereiro. Diário do Nordeste, Fortaleza, 21 jan. 2018. Disponível em: http://plus.diariodonordeste.com.br/20-anos-aeroporto-de-fortaleza/. Acesso em: 12 mar. 2021.

O POVO. Sem vigia, edifício São Pedro São Pedro vira alvo de saqueadores. Jornal O Povo. Disponível em: https://mais.opovo.com.br/jornal/cidades/2021/03/23/sem-vigia--edificio-sao-pedro-vira--alvo-de-saqueadores.html. Acesso em: 17 jul. 2023.

ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guarnieri. As possibilidades de aplicação do método de análise regressivo - progressivo de Henri Lefèbvre na geografia urbana. GODOY, Paulo R. Teixeira (org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em Geografia. São Paulo: Editora UNESP, 2010. p. 158-184.

PAULA, Reverson Nascimento. Fortaleza em cotidiano: A instalação da base militar norte-americana e a alteração da rotina em terras alencarinas (1943-1945). In: XXVII Simpósio Nacional de História. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Disponível em: https://abre.ai/crqe. Acesso em: 28 mar. 2021.

SÁ-SILVA, Jakson Ronie; ALMEIDA, Cristovão Domingos; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, v. 1, n. 2, p. 1-15, 2009.

SANTOS, Milton. Desenvolvimento econômico e urbanização em países subdesenvolvidos: os dois sistemas de fluxo da economia urbana e suas implicações espaciais. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 53, p. 35–60, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1096. Acesso em: 29 set. 2023.

SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1988. 122p.

SERPA, Ângelo. MERGULHANDO NUM MAR DE RELAÇÕES: REDES SOCIAIS COMO AGENTES DE TRANSFORMAÇÃOEM BAIRROS POPULARES. Geografia, Rio Claro, v. 30, n. 2, p. 211-222, 2005.

SETUR CEARÁ. Evolução Recente do Turismo no Ceará 2006/16. Governo do Estado do Ceará. Nov. 2016. Disponível em: http://twixar.me/HZgm. Acesso em: 16 nov. 2020.

SILVA, Juniele Martins; MENDES, Estevane de Paula Pontes. Abordagem qualitativa e geografia: pesquisa documental, entrevista e observação. In: MARAFON, Glaucio José; RAMIRES, Júlio César de Lima; RIBEIRO, Miguel Ângelo.; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar (org.) Pesquisa qualitativa em geografia reflexões teórico-conceituais e aplicadas. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013, 540 p.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Região, bairro e setor geográfico. In: __. Os Conceitos Fundamentais da Pesquisa Sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SUESS, Rodrigo Cappele; LEITE, Cristina Maria Costa. Lugar e geografia humanista: uma proposição para a geografia escolar. Geografia, Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 22 n. 22, p. 01-11, 2018.

PAULA, Davis Pereira de. Análise dos riscos de erosão costeira no litoral de Fortaleza em função da vulnerabilidade aos processos geogênicos e antropogênicos. Tese (Doutorado em Ciências do Mar) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2012.

PAULA, Davis Pereira de; MORAIS, Jader Onófre; FERREIRA, Óscar; DIAS, João. A. De um simples porto a uma cidade convertida para o turismo: artificialização do litoral de Fortaleza-CE, Brasil. In: PEREIRA, Silvia Dias; RODRIGUES, Maria Antonieta; BERGAMASCHI, Sergio; FREITAS, Joana Gaspar. O HOMEM E AS ZONAS COSTEIRAS - Tomo IV da Rede BrasPor, Rio de Janeiro: FAPERJ: Fundação Carlos Chaga Filho de Amparo e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, 2015, p. 201-213.

PEREIRA, Claudio Smalley Soares “MUDAR A VIDA”: DA REVOLUÇÃO URBANA À REVOLUÇÃO DO ESPAÇO – O PROJETO DE HENRI LEFEBVRE. GEOgraphia, Niterói, v. 20, n. 43, p. 21-35, 2018.

PINHEIRO, Vanessa Pereira; IPIRANGA, Ana Silvia Rocha; LOPES, Luma Louise Sousa. A economia criativa enquanto prática de espaço no contexto das cidades criativas do sul global: o caso do Poço da Draga. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, Rio de Janeiro, v. 57, n. 6, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/fGMcbNTrzZgZtJFXRg5XX8S/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 29 fev. 2024.

VASCONCELOS, Ana Cecília Serpa Braga. Fragmentos de modelos? Projetos e intervenções na Orla da Avenida Beira-Mar em Fortaleza - CE (1962-2014). 2015. 389f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.

VEIGA, José Eli. A ATUALIDADE DA CONTRADIÇÃO URBANO-RURAL. Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. Análise Territorial da Bahia Rural, SEI, Série Estudos e Pesquisas n. 71, 2004. Disponível em: https://encurtador.com.br/ekAOW. Acesso em: 27 set. 2023.

VELOSO, Fernando; VILLELA, André; GIAMBIAGI, Fabio. Determinantes do "milagre" econômico brasileiro (1968-1973): uma análise empírica. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, RJ, v. 62, n. 2, p. 221-246, 2008.

XIMENES NETO, Antônio Rodrigues; MORAIS, Jader Onofre.; PINHEIRO, Lidriana. Modificações na geomorfologia marinha a partir de estruturas portuárias: o caso do Mucuripe, Fortaleza – Ceará. Revista Geociências, Rio Claro, v. 37, n. 4, p. 793-805, 2018.

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

MESQUITA BARBOSA, Jéssica; MOREIRA DOS SANTOS, Juliana; PEREIRA DE PAULA, Davis. ALÉM DO MOVIMENTO DAS MARÉS: uma história de modificação territorial na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE). Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 45, 2024. DOI: 10.12957/geouerj.2024.83418. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/83418. Acesso em: 21 maio. 2025.