CONHECIMENTO E RELAÇÃO CAPITAL/TRABALHO NA DINÂMICA DO CAPITALISMO:
a abordagem marxista da tese do capitalismo cognitivo
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.82992Keywords:
economia histórica do conhecimento; capitalismo cognitivo; conflitos do saber; forças produtivas; mais-valor.Abstract
O papel crescente do conhecimento e da dimensão cognitiva do trabalho é um dos traços de destaque do novo capitalismo. Todavia, a importância do conhecimento na dinâmica econômica não é, enquanto tal, uma novidade histórica. Então a questão é saber quais são os instrumentos teóricos mais idôneos para entender o seu novo papel no desenvolvimento das metamorfoses contemporâneas dentro da relação capital-trabalho. No rastro da concepção smithiana sobre a divisão do trabalho e do progresso técnico, as teorias neoclássicas do crescimento endógeno e da economia do conhecimento interpretam esta evolução através de uma abordagem que faz uma abstração pelo tempo histórico e pelas relações sociais de produção. Este artigo propõe mostrar a atualidade da perspectiva crítica marxista, cuja antítese nesse contexto metodológico parte da centralidade do antagonismo capital-trabalho e dos conflitos de saber e de poder que dão a estrutura para o desenvolvimento das forças produtivas. Para este fim, depois de relembrar os fundamentos teóricos da abordagem de Marx sobre a elaboração de uma economia histórica do conhecimento, analisaremos algumas mutações persuasivas da organização da produção do capitalismo contemporâneo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Carlo Vercellone

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.