UM MAPA COMO NARRATIVA ERRANTE
Derivas entre geografia, educação, política e desejos com crianças na escola
Keywords:
Educação em geografia. Geografia das infâncias. Cartografia infantil. Narrativas. Errância.Abstract
Desenhado a duas mãos esse artigo oferece um mapa e modos de cartografar realizados com crianças, que sugerem uma educação (em geografia) que se responsabiliza. Em suas errâncias, contam para a gente e com a gente contam para expressar desejos - individuais e negociados - para um terreno baldio no entorno da escola. Abandono resultado da negligência do Estado e do ardil da empresa construtora de um shopping center, posicionando em permanente tensão o cotidiano local. O que podemos contra a gentrificação? Lógicas contra hegemônicas, fabulação e sentidos de coletivo são irradiados – política e poeticamente - quando de maneira tática localizam bazar, mar, casas, trabalho, lazer e escola, em resposta. Margeiam conosco em interlocução sobre imaginações geográficas, desenhos e cartografias em deriva: Barbieri (2023), Massey (2007), Deligny (2015) e Oliveira Jr (2012). Encontramos um jeito de aproximar e narrar brincante, à altura das infâncias, dialogando com Benjamin (2012) e Agamben (2005). Convocado, o saber técnico acionado na extensão universitária permite compreender a cilada do capital, já intuída pela comunidade: a construção seria impossível sem a incorporação da escola. O que podemos, geograficamente, a favor da educação pública?
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Lorena Lopes Pereira Bonomo, Luciana Pires Alves

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.