UM MAPA COMO NARRATIVA ERRANTE

Derivas entre geografia, educação, política e desejos com crianças na escola

Autores

Palavras-chave:

Educação em geografia. Geografia das infâncias. Cartografia infantil. Narrativas. Errância.

Resumo

Desenhado a duas mãos esse artigo oferece um mapa e modos de cartografar realizados com crianças, que sugerem uma educação (em geografia) que se responsabiliza. Em suas errâncias, contam para a gente e com a gente contam para expressar desejos - individuais e negociados - para um terreno baldio no entorno da escola. Abandono resultado da negligência do Estado e do ardil da empresa construtora de um shopping center, posicionando em permanente tensão o cotidiano local. O que podemos contra a gentrificação? Lógicas contra hegemônicas, fabulação e sentidos de coletivo são irradiados – política e poeticamente - quando de maneira tática localizam bazar, mar, casas, trabalho, lazer e escola, em resposta. Margeiam conosco em interlocução sobre imaginações geográficas, desenhos e cartografias em deriva: Barbieri (2023), Massey (2007), Deligny (2015) e Oliveira Jr (2012). Encontramos um jeito de aproximar e narrar brincante, à altura das infâncias, dialogando com Benjamin (2012) e Agamben (2005). Convocado, o saber técnico acionado na extensão universitária permite compreender a cilada do capital, já intuída pela comunidade: a construção seria impossível sem a incorporação da escola. O que podemos, geograficamente, a favor da educação pública?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Lopes Pereira Bonomo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ-FEBF)

Professora Associada do Departamento de Geografia da Uerj/FEBF. Rio de Janeiro, RJ.

Luciana Pires Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ-FEBF)

Professora pesquisadora na Educação Básica do Município de Duque de Caxias e no Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF).

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Lopes Pereira Bonomo, L., & Pires Alves, L. (2023). UM MAPA COMO NARRATIVA ERRANTE: Derivas entre geografia, educação, política e desejos com crianças na escola. Geo UERJ, (43). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/78193

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia