TRANSFORMAÇÕES GEOECONÔMICAS DA AGROPECUÁRIA E DA ALIMENTAÇÃO NA CHINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2025.77952

Palavras-chave:

Inovações institucionais. Desenvolvimento e alimentação. Modernização agrícola. Cadeias agroindustriais

Resumo

O objetivo geral desse texto é apresentar as principais transformações geoeconômicas na estrutura produtiva da agropecuária da China, demonstrando o seu impacto no desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, bem como as mudanças na alimentação do país. A metodologia é exploratória, baseando-se em levantamento bibliográfico e estatístico, visando montar um panorama do processo histórico de transformação do tema. As mudanças na agricultura chinesa se desenvolveram no mesmo ritmo acelerado de urbanização e de industrialização pelos quais o país passava, visando modernizar a ampliar a produção de alimentos. Ocorreram inovações institucionais que reorganizaram as estruturas produtivas, transformando a China na maior potência agroalimentar do mundo. Os desafios eram garantir a alimentação para população urbana em rápido crescimento, e controlar o êxodo rural. Os novos desafios abrangem a obtenção de matérias-primas agrícolas em um concorrido mercado mundial, o esgotamento de terras agricultáveis e a poluição das águas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Clovis Medeiros, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE

Doutor em Geografia Humana FFLCH/USP

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Campus de Francisco Beltrão.

Carlos José Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Geografia Humana FFLCH/USP

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina

Fernando dos Santos Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Geografia Humana FFLCH/USP

Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Campus de Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

MEDEIROS, Marlon Clovis; ESPÍNDOLA, Carlos José; SAMPAIO, Fernando dos Santos. TRANSFORMAÇÕES GEOECONÔMICAS DA AGROPECUÁRIA E DA ALIMENTAÇÃO NA CHINA. Geo UERJ, Rio de Janeiro, v. 47, 2025. DOI: 10.12957/geouerj.2025.77952. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77952. Acesso em: 22 set. 2025.