DUALIDADE DO GÁS NATURAL EM SANTA CATARINA:
desenvolvimento e desigualdade regional
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.77946Palavras-chave:
ás natural, desenvolvimento econômico, desigualdade regional, industrialização.Resumo
O artigo analisa a articulação do gás natural com a formação urbana-industrial de Santa Catarina e com o processo de desenvolvimento regional dessa unidade subnacional. O pensamento de Armen Mamigonian suporta o estudo que adota como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem empírica sobre a temática energia com enfoque no gás natural. Como resultado, destaca-se que a presente situação do insumo gás natural no estado sulino é resultante do seu consumo no setor fabril termointensivo, consequentemente tornando-se em mais um instrumento que fortalece a concentração produtiva na Fachada Atlântica catarinense. Com isso, o gás natural apresenta característica dual e contraditória, pois sua oferta contribui com o processo de desenvolvimento socioeconômico. No entanto, simultaneamente, reforça a desigualdade regional em virtude de sua não disponibilidade em outras regiões do estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leonardo Mosimann Estrella, Isa de Oliveira Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.