FABULAÇÕES DO LUGAR
A criação de mundos na geografia escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77765Palavras-chave:
Geografia Escolar, Currículo, Fabulação, Nômade, LugarResumo
Esta pesquisa se forja em um exercício de fabulações com/no campo do currículo na pesquisa em educação em geografia. Propõe-se compreender como, em tentativas de entregas ao contingencial e ao mundo em sua absurdidade, a fabulação de lugares potencializa a criação de mundos na geografia escolar, não se fechando em uma resposta, mas abrindo-se para multiplicidade dos corpos no lugar. Como cenário, aposta-se na composição de fabulações de uma Cartografia Profana realizada com estudantes do oitavo ano de uma escola estadual, localizada no Centro Histórico de Salvador – BA e/com intercessões ficcionais do corpo-pesquisador. O texto foi tecido a partir de cinco correspondências por e-mail – onde se encontram diluídos o referencial teórico, a metodologia e os resultados – enviadas para um personagem conceitual deleuziano, o Nômade. Vislumbra-se, assim, a fabulação no campo da educação em geografia como uma forma de criação, em um novo real, que fazem crer em modos de existência outros.Downloads
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Publicado
2023-12-21
Como Citar
Marques, V. (2023). FABULAÇÕES DO LUGAR: A criação de mundos na geografia escolar. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77765
Edição
Seção
Dossiê Margens da Educação em Geografia
Licença
Copyright (c) 2023 Vitor Marques

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