COGITAR UMA HISTÓRIA MARGINAL DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Uma abordagem via políticas de currículo

Autores

Palavras-chave:

Políticas de currículo. Educação em geografia. Ensino Médio. História da disciplina escolar. Desconstrução.

Resumo

Neste artigo abordo as mudanças pelas quais vem passando a geografia no Ensino Médio no Brasil. Considero, para pensar tais mudanças, os sentidos produzidos na hegemonia de discursos que defendem a integração curricular nas políticas públicas. Especificamente, focalizo relações tramadas entre a geografia e a interdisciplinaridade, compreendendo-as como momentos da política em que acontecem articulações em torno das ideias de integração. Com as contribuições da teoria do discurso, de Laclau, e do pensamento da Desconstrução, de Derrida, proponho uma abordagem discursiva para problematizar como a geografia tem sido significada, em diferentes contextos políticos, em suas relações com o nome interdisciplinaridade. Empiricamente, focalizo documentos curriculares nacionais através do quais busco matizar traços críticos à organização curricular por disciplinas e a defesa recorrente à integração curricular como horizonte para a formação. Com este enfoque, julgo também ser possível pensar uma leitura alternativa/marginal sobre uma história da disciplina escolar geografia, a partir das contribuições dos estudos curriculares em um registro pós-estrutural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Heleno Camilo Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ), Procientista e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (PROPED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). É líder do Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades (NECSUS), pesquisador do Grupo Políticas de Currículo e Cultura (PROPED/UERJ) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense - NIESBF (UERJ). Atualmente é Coordenador do GT12 - Currículo, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED (2021 - 2023), Secretário-Geral da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e membro da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS). Investiga políticas de currículo com foco no debate sobre conhecimento, subjetividade e cultura. Seus trabalhos articulam os temas: Políticas de Currículo, Conhecimento, Educação em Geografia, Desconstrução, Teoria do Discurso, Integração Curricular, Interdisciplinaridade. 

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Costa, H. H. C. (2023). COGITAR UMA HISTÓRIA MARGINAL DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: Uma abordagem via políticas de currículo. Geo UERJ, (43). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77746

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)