COGITAR UMA HISTÓRIA MARGINAL DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO
Uma abordagem via políticas de currículo
Keywords:
Políticas de currículo. Educação em geografia. Ensino Médio. História da disciplina escolar. Desconstrução.Abstract
Neste artigo abordo as mudanças pelas quais vem passando a geografia no Ensino Médio no Brasil. Considero, para pensar tais mudanças, os sentidos produzidos na hegemonia de discursos que defendem a integração curricular nas políticas públicas. Especificamente, focalizo relações tramadas entre a geografia e a interdisciplinaridade, compreendendo-as como momentos da política em que acontecem articulações em torno das ideias de integração. Com as contribuições da teoria do discurso, de Laclau, e do pensamento da Desconstrução, de Derrida, proponho uma abordagem discursiva para problematizar como a geografia tem sido significada, em diferentes contextos políticos, em suas relações com o nome interdisciplinaridade. Empiricamente, focalizo documentos curriculares nacionais através do quais busco matizar traços críticos à organização curricular por disciplinas e a defesa recorrente à integração curricular como horizonte para a formação. Com este enfoque, julgo também ser possível pensar uma leitura alternativa/marginal sobre uma história da disciplina escolar geografia, a partir das contribuições dos estudos curriculares em um registro pós-estrutural.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Hugo Heleno Camilo Costa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.