A ESCALA E O CURRÍCULO

Em debate a política na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77741

Palavras-chave:

Escala, Currículo, Política Educacional

Resumo

O presente ensaio problematiza a centralidade da escala nas políticas educacionais, em particular, nas políticas curriculares. Para adensar empiricamente o lugar da escala na educação, vamos ensaiar a análise do “Glossary of Curriculum Terminology ” (UNESCO/International Bureau of Education), neste artigo traduzido livremente como “Glossário da Terminologia Curricular” (2013). A hipótese desse texto reside no currículo como política de escala. Para tanto, articulamos o debate da teoria curricular (LOPES, 2015, MACEDO, 2012,2019) com a teoria política (MOUFFE, 2011) e a epistemologia da escala, desenvolvida por Moore (2008). Nossa intenção é questionar a função da escala nas políticas educacionais, haja vista que não se trata de uma mera adjetivação do nível de governabilidade das ações curriculares, mas uma operação dos antagonismos na relação entre as instituições e os currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Angelita da Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008, 2013), com pós-doutorado em Geografia (2015, UFF), sob a supervisão do Prof. Rogério Haesbaert. Atualmente é professora (Associado II) do Departamento de Didática da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o Núcleo de Estudos do Currículo, na mesma instituição, e o Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização, na Universidade Federal Fluminense. Coordena o Grupo de Estudos Espaço, Currículo e Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, avaliação, formação docente, ensino de geografia e políticas educacionais. Coordenou a Ênfase Geografia do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB/CFCH/UFRJ). Entre 2017-2018, assumiu a Vice-Coordenação dos Cursos de Licenciaturas (Faculdade de Educação/UFRJ). Desde 2018, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Visitor Scholar, com benefício CAPES/PRINT, na University College of London, entre dezembro 2021 e fevereiro de 2022. Coordena o subprojeto de Geografia do Programa de Residência Pedagógica da UFRJ. Desde de 2013, é mãe de Francisco e Juana.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

da Rocha, A. A. (2023). A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77741

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia