A ESCALA E O CURRÍCULO
Em debate a política na educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77741Palavras-chave:
Escala, Currículo, Política EducacionalResumo
O presente ensaio problematiza a centralidade da escala nas políticas educacionais, em particular, nas políticas curriculares. Para adensar empiricamente o lugar da escala na educação, vamos ensaiar a análise do “Glossary of Curriculum Terminology ” (UNESCO/International Bureau of Education), neste artigo traduzido livremente como “Glossário da Terminologia Curricular” (2013). A hipótese desse texto reside no currículo como política de escala. Para tanto, articulamos o debate da teoria curricular (LOPES, 2015, MACEDO, 2012,2019) com a teoria política (MOUFFE, 2011) e a epistemologia da escala, desenvolvida por Moore (2008). Nossa intenção é questionar a função da escala nas políticas educacionais, haja vista que não se trata de uma mera adjetivação do nível de governabilidade das ações curriculares, mas uma operação dos antagonismos na relação entre as instituições e os currículos.Downloads
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Publicado
2023-12-23
Como Citar
da Rocha, A. A. (2023). A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.77741
Edição
Seção
Dossiê Margens da Educação em Geografia
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Angelita da Rocha

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