ÍNDICE MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA FERRAMENTA MULTIDIMENSIONAL PARA AVALIAR A SUSTENTABILIDADE MUNICIPAL DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE (RMVPLN)
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.77379Palabras clave:
Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Índice Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Sustentável MunicipalResumen
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) se destaca no cenário estadual e nacional devido à sua localização estratégica, à diversidade econômica, à qualidade de vida e aos seus atrativos naturais. Seu desenvolvimento foi fruto de uma série de fatores históricos e econômicos, que resultaram em problemas ambientais e desigualdade socioespacial na região. Este trabalho busca mensurar o grau de sustentabilidade municipal na RMVPLN calculando o Índice Municipal de Desenvolvimento Sustentável (IMDS) comparando o comportamento da região mediante as diferentes categorias utilizadas para a elaboração do IMDS a partir de 63 indicadores agrupados em 7 categorias: ambiental, social, econômico, demográfico, institucional, cultural e psicossocial. Para avaliar a situação dos municípios, utilizou-se a classificação proposta por Martins e Cândido (2012). Os resultados revelaram que há uma desigualdade entre os municípios em termos de sustentabilidade municipal, com os índices institucional, cultural e psicossocial sendo distribuídos de forma desigual. O município com pior índice foi Canas, com 0,401, enquanto São José dos Campos apresentou o melhor resultado, com 0,774. Apesar de economicamente ativa, a região ainda necessita de muitos avanços para chegar à igualdade em termos de sustentabilidade municipal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Daniel Alves Pereira, Danúbia Caporusso Bargos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.