DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA
Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76705Keywords:
Saberes Docentes, Narrativas, Formação de Professores de Geografia, Práticas Educativas, Estágio SupervisionadoAbstract
O projeto “Diálogos Docentes: Educação e Geografia em Tempos de Pandemia” foi criado visando atender às determinações legais, assim como superar os entraves criados pelo momento pandêmico. Buscando contribuir com o desenvolvimento dos professores em formação (docentes em formação), integrou-se aos Estágios Supervisionados e às Práticas Educativas do curso de licenciatura em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes e foi se configurando como um projeto integrado, aliando ensino, extensão e pesquisa. O objetivo deste texto é apresentar a proposta desenvolvida no projeto “Diálogos Docentes”, mais especificamente em sua segunda edição, dedicada ao compartilhamento de saberes com professores de Geografia da América Latina. Nessa perspectiva, realizaram-se encontros virtuais com quatro docentes de diferentes países (Equador, Costa Rica, Colômbia e Argentina), que relataram sobre suas experiências com as aulas online, falando sobre seus dilemas e descobertas, compartilhando também seus saberes sobre as geografias de seus países. Como transbordamento do projeto e parte da sua perspectiva interdisciplinar, pretendeu-se contribuir também para o estímulo ao intercâmbio e ao conhecimento sobre a G(g)eografia e a organização da educação nos países de onde vieram os docentes dialogantes. O diálogo entre docentes da América Latina era composto por diversos tipos de dialogantes: os docentes da universidade, autores do texto; os docentes em formação na universidade, interlocutores destacados de todo o trabalho; e os docentes que se propuseram a dividir suas narrativas, completando esta polifonia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2023-12-23
How to Cite
Luigi, R., & Frigério, R. C. (2023). DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76705
Issue
Section
Dossiê Margens da Educação em Geografia
License
Copyright (c) 2023 Ricardo Luigi

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.