DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA
Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76705Palavras-chave:
Saberes Docentes, Narrativas, Formação de Professores de Geografia, Práticas Educativas, Estágio SupervisionadoResumo
O projeto “Diálogos Docentes: Educação e Geografia em Tempos de Pandemia” foi criado visando atender às determinações legais, assim como superar os entraves criados pelo momento pandêmico. Buscando contribuir com o desenvolvimento dos professores em formação (docentes em formação), integrou-se aos Estágios Supervisionados e às Práticas Educativas do curso de licenciatura em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes e foi se configurando como um projeto integrado, aliando ensino, extensão e pesquisa. O objetivo deste texto é apresentar a proposta desenvolvida no projeto “Diálogos Docentes”, mais especificamente em sua segunda edição, dedicada ao compartilhamento de saberes com professores de Geografia da América Latina. Nessa perspectiva, realizaram-se encontros virtuais com quatro docentes de diferentes países (Equador, Costa Rica, Colômbia e Argentina), que relataram sobre suas experiências com as aulas online, falando sobre seus dilemas e descobertas, compartilhando também seus saberes sobre as geografias de seus países. Como transbordamento do projeto e parte da sua perspectiva interdisciplinar, pretendeu-se contribuir também para o estímulo ao intercâmbio e ao conhecimento sobre a G(g)eografia e a organização da educação nos países de onde vieram os docentes dialogantes. O diálogo entre docentes da América Latina era composto por diversos tipos de dialogantes: os docentes da universidade, autores do texto; os docentes em formação na universidade, interlocutores destacados de todo o trabalho; e os docentes que se propuseram a dividir suas narrativas, completando esta polifonia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-12-23
Como Citar
Luigi, R., & Frigério, R. C. (2023). DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76705
Edição
Seção
Dossiê Margens da Educação em Geografia
Licença
Copyright (c) 2023 Ricardo Luigi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.