DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA

Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76705

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Narrativas, Formação de Professores de Geografia, Práticas Educativas, Estágio Supervisionado

Resumo

O projeto “Diálogos Docentes: Educação e Geografia em Tempos de Pandemia” foi criado visando atender às determinações legais, assim como superar os entraves criados pelo momento pandêmico. Buscando contribuir com o desenvolvimento dos professores em formação (docentes em formação), integrou-se aos Estágios Supervisionados e às Práticas Educativas do curso de licenciatura em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes e foi se configurando como um projeto integrado, aliando ensino, extensão e pesquisa. O objetivo deste texto é apresentar a proposta desenvolvida no projeto “Diálogos Docentes”, mais especificamente em sua segunda edição, dedicada ao compartilhamento de saberes com professores de Geografia da América Latina. Nessa perspectiva, realizaram-se encontros virtuais com quatro docentes de diferentes países  (Equador, Costa Rica, Colômbia e Argentina), que relataram sobre suas experiências com as aulas online, falando sobre seus dilemas e descobertas, compartilhando também seus saberes sobre as geografias de seus países. Como transbordamento do projeto e parte da sua perspectiva interdisciplinar, pretendeu-se contribuir também para o estímulo ao intercâmbio e ao conhecimento sobre a G(g)eografia e a organização da educação nos países de onde vieram os docentes dialogantes. O diálogo entre docentes da América Latina era composto por diversos tipos de dialogantes: os docentes da universidade, autores do texto; os docentes em formação na universidade, interlocutores destacados de todo o trabalho; e os docentes que se propuseram a dividir suas narrativas, completando esta polifonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Luigi, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto no Departamento de Geografia de Campos e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Regina Célia Frigério, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta no Departamento de Geografia de Campos e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPG) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Luigi, R., & Frigério, R. C. (2023). DIÁLOGOS DOCENTES PELA AMÉRICA LATINA: Formação de professores de Geografia entre saberes e narrativas. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76705

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia