A NOÇÃO DE ESPAÇO AO ENSINO DE GEOGRAFIA NA BASE CURRICULAR CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76522Keywords:
Base curricular de Santa Catarina, ensino de geografia, escola, espaço geográfico, política educacional.Abstract
Considerando a relevância do documento de política curricular, enquanto dispositivo à práxis escolar, o objetivo deste artigo é discutir os discursos envolvendo a noção-chave espaço, no componente curricular Geografia no Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Fundamental. Com amparo na abordagem fenomenológica-hermenêutica, foram utilizados elementos da Análise Textual Discursiva como metodologia para a imersão no documento, emersão de categorias e elaboração de compreensões. A investigação sinalizou a importância de se entender a relação entre o espaço e o espaço geográfico enquanto objeto de estudos ao ensino de Geografia na escola. Nessa interface, indicou o cuidado com: a base teórica dessas noções que servem ao ensino, a relação com o âmbito do vivido, a articulação entre a cidade e o campo, e a especificidade e conexão com o tempo histórico. Esses resultados apontaram ao compromisso com os conceitos no documento de política curricular, ao conhecimento disciplinar como base para o trabalho interdisciplinar e à potencialização dessa perspectiva na formação continuada de professores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 ADRIANA MARIA ANDREIS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.