A NOÇÃO DE ESPAÇO AO ENSINO DE GEOGRAFIA NA BASE CURRICULAR CATARINENSE
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76522Palavras-chave:
Base curricular de Santa Catarina, ensino de geografia, escola, espaço geográfico, política educacional.Resumo
Considerando a relevância do documento de política curricular, enquanto dispositivo à práxis escolar, o objetivo deste artigo é discutir os discursos envolvendo a noção-chave espaço, no componente curricular Geografia no Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Fundamental. Com amparo na abordagem fenomenológica-hermenêutica, foram utilizados elementos da Análise Textual Discursiva como metodologia para a imersão no documento, emersão de categorias e elaboração de compreensões. A investigação sinalizou a importância de se entender a relação entre o espaço e o espaço geográfico enquanto objeto de estudos ao ensino de Geografia na escola. Nessa interface, indicou o cuidado com: a base teórica dessas noções que servem ao ensino, a relação com o âmbito do vivido, a articulação entre a cidade e o campo, e a especificidade e conexão com o tempo histórico. Esses resultados apontaram ao compromisso com os conceitos no documento de política curricular, ao conhecimento disciplinar como base para o trabalho interdisciplinar e à potencialização dessa perspectiva na formação continuada de professores.
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