A NOÇÃO DE ESPAÇO AO ENSINO DE GEOGRAFIA NA BASE CURRICULAR CATARINENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76522

Palavras-chave:

Base curricular de Santa Catarina, ensino de geografia, escola, espaço geográfico, política educacional.

Resumo

Considerando a relevância do documento de política curricular, enquanto dispositivo à práxis escolar, o objetivo deste artigo é discutir os discursos envolvendo a noção-chave espaço, no componente curricular Geografia no Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Fundamental. Com amparo na abordagem fenomenológica-hermenêutica, foram utilizados elementos da Análise Textual Discursiva como metodologia para a imersão no documento, emersão de categorias e elaboração de compreensões. A investigação sinalizou a importância de se entender a relação entre o espaço e o espaço geográfico enquanto objeto de estudos ao ensino de Geografia na escola. Nessa interface, indicou o cuidado com: a base teórica dessas noções que servem ao ensino, a relação com o âmbito do vivido, a articulação entre a cidade e o campo, e a especificidade e conexão com o tempo histórico. Esses resultados apontaram ao compromisso com os conceitos no documento de política curricular, ao conhecimento disciplinar como base para o trabalho interdisciplinar e à potencialização dessa perspectiva na formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

ADRIANA MARIA ANDREIS, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora na UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia e PPGE/Mestrado em Educação. Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Atuou por mais de vinte anos como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).  É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação (GPETE - UFFS/SC) e colaboradora no grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (UNIJUI/RS).

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

ANDREIS, A. M. (2023). A NOÇÃO DE ESPAÇO AO ENSINO DE GEOGRAFIA NA BASE CURRICULAR CATARINENSE. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.76522

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia