GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UMA TRILHA ECOLÓGICA, EM DELFIM MOREIRA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.74896Palavras-chave:
qualidade ambiental, qualidade de água, ecoturismo, mapa temático, Mata AtlânticaResumo
As trilhas ecológicas são locais que promovem o ecoturismo, objetivando a valorização e sensibilização quanto à preservação e conservação dos recursos naturais. No entanto, muitas trilhas não têm recebido valor por parte dos órgãos ambientais ou proprietários, desmerecendo a sua função ambiental. Muito disso se deve à ausência de mapeamento e caracterização ambiental, também de seus recursos naturais importantes como corpos d´água passíveis de potabilidade e/ou balneabilidade. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi aplicar ferramentas de geoprocessamento na caracterização ambiental de uma trilha utilizada por romeiros, em Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, e avaliar pontos de água de interesse dos usuários quanto à sua potabilidade (consumo humano) e balneabilidade (recreação), por meio de análise microbiológica de coliformes totais e Escherichia coli. Os mapas temáticos gerados foram de localização, vegetação, classificação pelo Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI), hipsométrico, declividade, solos, clima, hidrografia e de áreas de preservação permanente (APP). Os resultados de análise microbiológica da água mostraram que as águas das nascentes que cortam a trilha estão contaminadas com coliformes fecais (E. coli), sendo impróprias para consumo de forma imediata. No entanto, as águas das cachoeiras presentes na trilha apresentaram-se excelentes para atividades recreativas. O mapeamento e caracterização ambiental evidenciou tratar-se de uma trilha em área protegida, com facilidade de acesso e baixo grau de esforço físico dos usuários, paisagem exuberante de Mata Atlântica, com forte apelo turístico e econômico por gestores ambientais e turísticos da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Laila Beatriz Leite Andrade, Rogério Melloni, Nívea Adriana Dias Pons
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.