RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO GRANDE (BA), POR MEIO DA ANÁLISE DE FITÓLITOS E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.74515Palavras-chave:
Quaternário. Terraços Fluviais. Fitólitos. Luminescência Opticamente Estimulada.Resumo
A Bacia Hidrográfica do Rio Grande (BRG) localiza-se no oeste do Estado da Bahia, sendo caracterizada principalmente pelo contraste altimétrico de cuestas e áreas de topografia suave, como também por se configurar como uma área de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga. Este trabalho tem como objetivo compreender a dinâmica e transformação da paisagem no médio curso da BRG durante o Quaternário, tendo como base a investigação de coberturas superficiais de terraços fluviais, inferindo variações da vegetação e dos processos geomorfológicos associados a episódios de pulsações climáticas. A metodologia consistiu numa análise integrada envolvendo fitólitos; análises granulométricas e cronologia por datações por Luminescência Opticamente Estimulada. Não foram registradas grandes mudanças na cobertura vegetal para a BRG no Holoceno, com predomínio de vegetação aberta com pontual ocorrência de remanescentes florestais. No entanto, foi possível observar pequenas variações que identificaram períodos relativamente mais secos no Pleistoceno Superior e no Holoceno Médio, mais úmidos por volta de 1.430 anos AP, e variações de umidade nos últimos 420 anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.