TERRITORIALIZAÇÃO CAMPONESA NO SUDESTE PARAENSE A PARTIR DOS ACAMPAMENTOS: o caso de Canaã dos Carajás-Pará
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.73213Palavras-chave:
Acampamentos, Território, Vale S.A, Canaã dos Carajás, Movimentos sociaisResumo
O artigo objetiva discutir a territorialização da luta pela terra por meio dos acampamentos, a partir da realidade de Canaã dos Carajás - Pará. Esses acampamentos empreendem uma disputa territorial por áreas de interesse mineral da empresa Vale S.A., cujos vários investimentos visam a monopolização do território e/ou o seu controle, com vistas a definição de uma única via possível de desenvolvimento regional pautado na produção de commodities, que por sua vez promove a desterritorialização de diversos sujeitos do campo. Para alcançar o objetivo proposto, fez-se revisão bibliográfica, análise documental, trabalho de campo, observação sistemática, aplicou-se questionários, entrevistas semiestruturadas, registro fotográfico e realizou-se a construção de uma cartografia temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rogério Rego Miranda, Lucas Ferreira Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.