FATORES DETERMINANTES DA RECENTE CRISE DO SETOR SUCROENERGÉTICO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.72588

Palavras-chave:

Crise econômica, Setor sucroenergético, Lógica das commodities, Endividamento

Resumo

O setor sucroenergético brasileiro passou, neste início de século XXI, por duas fases diametralmente distintas uma da outra. A primeira se caracterizou pela expansão acelerada da atividade (notadamente entre 2003 e 2010) e a segunda se marca pelo arrefecimento e mesmo retração (2011 a 2020). O presente artigo tem como objetivo discutir os principais fatores conjunturais e técnico-estruturais que levaram a essa recente crise do setor sucroenergético no Brasil, que resultou numa onda de casos de recuperação judicial e falências de usinas. A partir do levantamento e sistematização bibliográfica, reportagens jornalísticas e dados estatísticos, os resultados do estudo mostram que as consequências imediatas da crise financeira e econômica internacional de 2007-2008 sobre o crédito internacional, as taxas de câmbio e a queda nas cotações das commodities nas bolsas de valor; dificuldades do mercado interno brasileiro e os desafios oriundos da reestruturação produtiva da agroindústria sucroenergética culminaram na diminuição do ritmo dos investimentos e na situação financeira crítica de vários grupos nacionais e transnacionais, comprometendo a continuidade das operações produtivas de várias usinas do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Faria dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Paulista (UNIP). Licenciado (2011) e bacharel (2014) em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Realizou estágio de pesquisa de Doutorado na Cardiff University, em Cardiff, País de Gales (Reino Unido) sob supervisão do Prof. Dr. Antônio Ioris. É membro pesquisador dos grupos de pesquisa "Logística, Agricultura e Usos do Território Brasileiro (LAUTER)", da UNICAMP e "Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES)" da UNIFAL - MG. Também participa da Rede de Pesquisas sobre Regiões Agrícolas (REAGRI). É professor substituto de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Registro. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Agrária, Econômica e Regional com ênfase nos seguintes temas: agricultura científica globalizada, circuito espacial produtivo agrícola, especialização regional produtiva, setor sucroenergético e globalização do espaço.

Mateus de Almeida Prado Sampaio, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente.

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2024-03-05

Como Citar

Santos, H. F. dos, & Sampaio, M. de A. P. (2024). FATORES DETERMINANTES DA RECENTE CRISE DO SETOR SUCROENERGÉTICO NO BRASIL. Geo UERJ, (44), e72588. https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.72588

Edição

Seção

Artigos