FIXOS GEOGRÁFICOS DO TIPO DE INFRAESTRUTURA:
macrossistemas técnicos e seu uso como forma de valorização
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.68270Keywords:
infraestrutura, macrossistema técnico, valorização do espaço, capital fixo, condições gerais de produçãoAbstract
Os objetos geográficos do tipo infraestrutura correspondem a um elemento fundamental do meio geográfico contemporâneo. No presente artigo discute-se algumas das especificidades deste tipo de fixos geográficos. Para tanto, aproximamos o conceito de infraestrutura econômica do de macrossistemas técnicos. Entendemos que ambos os termos se referem a grandes sistemas de engenharia que viabilizam o funcionamento de atividades e o oferecimento de serviços, permitindo o funcionamento adequado da dinâmica econômica e social de determinada parcela do espaço. Também, mobilizamos categorias da economia política marxista para compreender como este conjunto de fixos geográficos, mais do que atuar como parte das condições gerais de produção, também pode constituir-se como meio de valorização, o que se dá mediante seu uso enquanto um tipo específico de capital fixo, o capital fixo de tipo autônomo e imobilizado, que entendemos corresponder a uma forma particular de valorização do espaço.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Bruno Moreira Riani Costa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.