PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VIRTUAL: ABORDAGENS SOBRE TEMPO/ESPAÇO
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.6826Palavras-chave:
Epistemologia. TIC. Ensino. Geografia. VirtualResumo
DOI: 10.12957/geouerj.2015.6826A intenção desse texto é expor algumas discussões sobre a produção de conhecimento virtual que vem se desenvolvendo por meio da Educação a Distancia- EaD. Para esse fim analisa-se as categorias geográficas tempo/espaço na perspectiva do materialismo-histórico. O objetivo principal é contribuir na elaboração de conceitos, compreensão e busca de caminhos que possam trazer a prática da ciência à luz dos acontecimentos geográficos sob a perspectiva tecnológica e, das novas construções epistemológicas a partir da prática de ensino geográfico on-line. Nesse sentido, reflete-se sobre as Tecnologias de Informação- TICs, com vistas à elaboração de argumentos que fundamentem o tema da pesquisa de doutorado, Abordagens epistemológicas sobre a Geografia virtual no norte de Minas Gerais, que está sendo desenvolvida na Universidade Federal de Uberlândia-MG. Sem esgotar o assunto, para essa abordagem utiliza-se de análises de tempo/espaço desenvolvidas em algumas obras de Milton Santos e, da obra condição pós-moderna de David Harvey. Por meio dessa análise foi possível refletir sobre novas percepções de tempo/espaço que se apresentam instantaneamente nas redes virtuais oriundas das transformações atuais da sociedade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-05-27
Como Citar
Queiroz, A. M. D., & Santos, R. J. (2015). PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VIRTUAL: ABORDAGENS SOBRE TEMPO/ESPAÇO. Geo UERJ, (26), 152–168. https://doi.org/10.12957/geouerj.2015.6826
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.