ANÁLISE DO PROCESSO MIGRATÓRIO NO HAITI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.67425

Palavras-chave:

Haitiano. Teorias Migratórias. Condicionantes da migração

Resumo

A migração é um dos movimentos sociais mais dinâmicos e, enquanto fenômeno, o processo migratório pode ser motivado por interesses pessoais ou conjunturais, sendo mais intenso nos países menos desenvolvidos, como o Haiti. Com forte crescimento nos anos 2000, o fluxo migratório haitiano está associado a problemas sociais, econômicos, conflitos políticos e catástrofes naturais. Diante disso, este artigo tem como principal objetivo analisar o processo de migrações haitianas no período de 1999 a 2019, suas principais causas e destinos dos migrantes. Para tanto, fez-se levantamento bibliográfico acerca das teorias migratórias, breve caracterização do fenômeno no Haiti e análise dos indicadores de desenvolvimento PIB, IDH e dados sobre a migração no Haiti entre os anos de 1999 a 2019. Do levantamento acerca do processo migratório no Haiti, foram selecionados 488 trabalhos, sendo 255 em língua inglesa, 124 em língua portuguesa, 10 em língua francesa e nove em língua espanhola, além de relatórios sobre a realidade social do país. Pode-se notar que há poucos estudos sobre a migração interna no Haiti, e a maioria dos trabalhos trata de maneira superficial esse processo. De maneira geral, tem-se que a questão migratória está intrinsecamente associada a questões socioeconômicas, ambientais e falta da política pública no que se refere ao desenvolvimento sustentável do país, tornando necessárias medidas de políticas para arrefecer o aumento dessa migração e propiciar melhoria nos indicadores de desenvolvimento como PIB e IDH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrévil Isma, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, Bahia

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, Bahia. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Brasil. Graduado em Engenharia em Produção Animal, pela Universidad ISA, ISA, República Dominicana.

Mônica de Moura Pires, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, Bahia

Pós-Doutora pelo Colégio Postgraduados, Campus Montecillo, Texcoco, México. Pós-Doutora em Economia Urbana e Regional pela Universidade de Oviedo, Espanha. Doutora e Mestra em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais.  Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Plena do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Paulo César Bahia de Aguiar, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Especialista em Agroecologia Aplicada a Agricultura Familiar - Residência Agrária, e Graduado em Geografia, - todos os titulos pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, em Ilhéus, Bahia, Brasil

Downloads

Publicado

2023-10-17

Como Citar

Isma, A., de Moura Pires, M., & Bahia de Aguiar, P. C. (2023). ANÁLISE DO PROCESSO MIGRATÓRIO NO HAITI. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.67425