GEODIVERSIDADE E GRAFISMO RUPESTRE: Atributos culturais e históricos do geossítio Lajedo do Tinguizeiro, Juazeiro do Piauí, Piauí - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.58118Palavras-chave:
Arte Rupestre, Patrimônio Geológico, Patrimônio Arqueológico.Resumo
Substrato essencial para o desenvolvimento e evolução de qualquer forma de vida a conservação da geodiversidade é respaldada pelo reconhecimento de seus valores (científico, didático, cultural/histórico, turístico, econômico, entre outros). Em um determinado território paisagens que apresentam características especiais, com particular e significativos atributos que a qualificam com valor patrimonial, merecem e necessitam ser conservadas. Localizado em propriedade privada, povoado Tinguizeiro, no município de Juazeiro do Piauí, o geossítio Lajedo do Tinguizeiro em uma descrição prévia, é um local onde se encontram gravuras em lajedo arenítico, isoladas e expostas a céu aberto. Este trabalho tem como objetivo caracterizar a geodiversidade do geossítio Lajedo do Tinguizeiro, enfatizando seus atributos culturais e históricos do ponto de vista arqueológico. A metodologia apoiou-se em levantamento bibliográfico, trabalhos de gabinete e inspeção a campo para identificação e caracterização do geossítio a partir de preenchimento de ficha de inventário proposta por Oliveira (2015). Recomenda-se por parte do gestor público a instalação de vias de acessos e infraestrutura, com a criação de parcerias com escolas, universidades e comunidade local, a fim de criarem programas de visitação à área, devidamente programados, guiados e com vistas à valorização, divulgação e conservação do mesmo. Conclui-se que o patrimônio geológico e arqueológico desse local é rico, de suma importância do ponto de vista científico/didático e cultural, mas que permanece praticamente desconhecido. Faz-se necessária a adoção de ações conservacionistas desse patrimônio, tais como a sua inserção no cadastramento de sítios arqueológicos feitos pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Helena Vanessa Maria da Silva, Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Renê Pedro de Aquino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.