O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CONTRIBUI PARA A QUALIDADE DE VIDA DOS AGRICULTORES FAMILIARES? UM ESTUDO NAS MESORREGIÕES SERTÕES E NORTE DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.56880Palavras-chave:
Agricultura familiar, Alimentação escolar, PNAE, Qualidade de vida, CearáResumo
Este estudo se propõe mensurar a qualidade de vida dos agricultores familiares que participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vis-à-vis aqueles que não participam, nos Sertões e Norte do estado do Ceará. Para representar tais mesorregiões, foram considerados, respectivamente, os municípios de Senador Pompeu e Ocara, que obtiveram os maiores percentuais de recursos investidos no programa, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A pesquisa foi realizada com 57 produtores rurais, sendo 24 com beneficiários e 33 com não beneficiários do PNAE. Utilizaram-se análise tabular e descritiva e mensurou-se o Índice de Qualidade de Vida (IQV) desses agricultores, considerando os indicadores: Educação; Saúde; Habitação; Condições Sanitárias; Emprego e Renda; Lazer; e Alimentação. Os resultados revelam que, em média, os produtores que fornecem alimentos para a merenda escolar detêm melhores níveis de qualidade de vida do que aqueles que não participam desse programa. Portanto, conclui-se que o PNAE representa um instrumento de bem-estar, já que contribui para melhoria das condições de vida dos agricultores familiares.
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