DISCURSO DIALÓGICO ENTRE CONCEITOS DE BAKHTIN E O DESENHO ANIMADO IRMÃO DO JOREL PARA UMA AULA DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.54757Keywords:
Desenho Animado. Ensino de Geografia. Círculo de Bakhtin. Recurso Didático. Capitalismo.Abstract
As tecnologias vêm invadindo cada vez mais os ambientes escolares e os docentes procuram acompanhar essa corrida, trazendo novas formas de dinamizar as aulas de Geografia. Mas, por vezes, esquecem que tecnologias não tão modernas, como a televisão, continuam em uso frequente pelos jovens. Assim, os Desenhos Animados fornecem uma forma lúdica de abordar o Ensino de Geografia, por meio de uma linguagem acessível. Fazemos aqui uma análise em Irmão do Jorel que vai com sua família ao shopping, e embarca em uma aventura nesse universo que é símbolo do Capitalismo. Propõe-se no presente estudo um dialogismo entre conceitos bakhtinianos e o Irmão do Jorel, como autobiografia, carnavalesco, polifonia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Joélica Pereira de Lima

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.