DISCURSO DIALÓGICO ENTRE CONCEITOS DE BAKHTIN E O DESENHO ANIMADO IRMÃO DO JOREL PARA UMA AULA DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.54757Palavras-chave:
Desenho Animado. Ensino de Geografia. Círculo de Bakhtin. Recurso Didático. Capitalismo.Resumo
As tecnologias vêm invadindo cada vez mais os ambientes escolares e os docentes procuram acompanhar essa corrida, trazendo novas formas de dinamizar as aulas de Geografia. Mas, por vezes, esquecem que tecnologias não tão modernas, como a televisão, continuam em uso frequente pelos jovens. Assim, os Desenhos Animados fornecem uma forma lúdica de abordar o Ensino de Geografia, por meio de uma linguagem acessível. Fazemos aqui uma análise em Irmão do Jorel que vai com sua família ao shopping, e embarca em uma aventura nesse universo que é símbolo do Capitalismo. Propõe-se no presente estudo um dialogismo entre conceitos bakhtinianos e o Irmão do Jorel, como autobiografia, carnavalesco, polifonia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joélica Pereira de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.