DISCURSO DIALÓGICO ENTRE CONCEITOS DE BAKHTIN E O DESENHO ANIMADO IRMÃO DO JOREL PARA UMA AULA DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.54757

Palavras-chave:

Desenho Animado. Ensino de Geografia. Círculo de Bakhtin. Recurso Didático. Capitalismo.

Resumo

As tecnologias vêm invadindo cada vez mais os ambientes escolares e os docentes procuram acompanhar essa corrida, trazendo novas formas de dinamizar as aulas de Geografia. Mas, por vezes, esquecem que tecnologias não tão modernas, como a televisão, continuam em uso frequente pelos jovens. Assim, os Desenhos Animados fornecem uma forma lúdica de abordar o Ensino de Geografia, por meio de uma linguagem acessível. Fazemos aqui uma análise em Irmão do Jorel que vai com sua família ao shopping, e embarca em uma aventura nesse universo que é símbolo do Capitalismo. Propõe-se no presente estudo um dialogismo entre conceitos bakhtinianos e o Irmão do Jorel, como autobiografia, carnavalesco, polifonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joélica Pereira de Lima, Universidade Estadual da Paraíba

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Fundamentos da Educação (UEPB). Graduada em Licenciatura Plena em Geografia (UEPB). Professora efetiva da Rede Pública Estadual da Paraíba, desde 2013. Leciona desde 2008. Membro dos Grupos de Pesquisa: Ensino de Geografia, UEPB/DGP/CNPq; O círculo de Bakhtin em diálogo, UEPB/DGP/CNPq. Cuité-PB, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Lima, J. P. de. (2023). DISCURSO DIALÓGICO ENTRE CONCEITOS DE BAKHTIN E O DESENHO ANIMADO IRMÃO DO JOREL PARA UMA AULA DE GEOGRAFIA. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.54757

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia