BRASIL E MOÇAMBIQUE: GEOPOLÍTICA, MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E FOME: MOTES DA EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA MUNDIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.53910Palabras clave:
Geopolítica. Modernização agrícola. Privatização corporativa das terras. MachambasResumen
As experiências de modernização da agricultura no Brasil têm servido como suporte para o governo moçambicano propor mudanças substanciais no seu modelo agrícola e na estrutura de seu espaço agrário. Do mesmo modo que ocorreu no Brasil, Moçambique se torna um território disputado para servir à expansão da fronteira agrícola mundial. No caso específico de Moçambique, o discurso de eliminar a fome, dinamizar a economia, aumentar o PIB – Produto Interno Bruto, são corolários da empreitada geopolítica de grandes corporações internacionais dos EUA – Estados Unidos da América, Japão, China e Brasil para os fins modernizantes. Os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e estudantes brasileiros e moçambicanos, face a essa condição, estão sendo edificadas com base nas seguintes interrogações: por que o processo de criação de melhores condições de vida necessita de métodos violentos que corrói o regime coletiva de propriedade da terra? Até que ponto a “intenção modernizante” pode ser assumida e justificada como verdadeira? Trabalhos de campos, levantamento de fontes, organização de oficinas em Machambas moçambicanas, organização de simpósios no Brasil e Moçambique alimentam as pesquisas e conduzem às reflexões da relação entre geopolítica e modernização da agricultura em Moçambique.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-08-28
Cómo citar
CHAVEIRO, Eguimar Felício; DE ALBUQUERQUE AZEVEDO, Helsio Amiro Motany; MACARINGUE, Ernesto Jorge; SOARES, Fernando Uhlmann. BRASIL E MOÇAMBIQUE: GEOPOLÍTICA, MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E FOME: MOTES DA EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA MUNDIAL. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 37, p. e53910, 2020. DOI: 10.12957/geouerj.2020.53910. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/53910. Acesso em: 23 may. 2025.
Número
Sección
Olhares Geográficos sobre Moçambique
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.