ESTUDOS SOBRE A QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA/RS: OPERACIONALIZAÇÃO DE MÉTODOS EM AVALIAÇÕES AMBIENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.53640

Palavras-chave:

Sistemas de Informações Geográficas. Fragilidade ambiental. Potencial agrícola. Mapas temáticos. Avaliação multicritério

Resumo

Trabalhos envolvendo avaliações ambientais podem ser realizados a partir da utilização dos Sistemas de Informações Geográficas. Considerando as possibilidades, o presente estudo tem como objetivo operacionalizar uma metodologia de avaliação ambiental para a Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, Rio Grande do Sul, com o intuito de identificar as áreas de fragilidade ambiental e de potencial agrícola. Foram organizados mapas temáticos sobre a clinografia, geologia, geomorfologia, pedologia e uso da terra na região. Estes integraram uma avaliação multicritério ponderada. Foram atribuídos pesos aos mapas temáticos e notas às classes contidas nos mapas. O peso para os mapas foi de 20%, enquanto que as notas das classes oscilaram entre 0 e 10. Para as análises foram geradas combinações entre as classes contidas nos mapas, produzindo notas de 3 a 9 para fragilidade ambiental, e 2 a 9 para potencial agrícola. Os resultados demonstraram que a aplicação da avaliação ambiental possibilita a análise quanto à fragilidade e potencialidade em maior ou menor nível. Através dos resultados da avaliação de fragilidade ambiental, destacaram-se as classes de alta e baixa fragilidade. A partir dos resultados da análise de potencial agrícola, detectou-se uma predominância da classe de médio potencial, seguido de altíssimo potencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Paim Benedetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

É Professora Adjunta III do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) onde atua como docente e pesquisadora nos Cursos de Especialização em Geomática, Especialização em Educação Ambiental, Tecnologia em Geoprocessamento e Técnico em Meio Ambiente. Coordena e orienta projetos de pesquisa que envolvem o uso de técnicas de Geoprocessamento para a análise ambiental e o uso de Sensoriamento Remoto para monitoramento da vegetação no Rio Grande do Sul.

Carlos Garrido Pinheiro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Especialista em Geomática pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Possui experiência como professor na área de Geodésia, no Colégio Politécnico da UFSM. No Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento, ministrou as disciplinas de: GEODÉSIA GERAL, AJUSTAMENTO DE OBSERVAÇÕES GEODÉSICAS, INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO e POSICIONAMENTO POR SATÉLITES. No Curso Técnico em Geoprocessamento, ministrou a disciplina de Levantamento por GNSS.

Cesar Knevitz Hammerschmitt, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-graduando no Curso de Especialização em Geomática pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduando no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria. Formado no Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento pela Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária pela Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho. Formado em Técnico em Agroindústria pela Universidade Federal de Santa Maria.

Eduardo Tavares Paim, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Tecnologia em Geoprocessamento. Acadêmico do Curso de Especialização em Geomática do Colégio Politécnico da UFSM.

Frederico Neuenschwander, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Engenharia Florestal. Mestre em Engenharia Florestal. Acadêmico do Curso de Especialização em Geomática do Colégio Politécnico da UFSM.

Romário Moraes Carvalho Neto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Engenharia Florestal. Mestre em Engenharia Florestal.  Doutor em Engenharia Florestal. Acadêmico do Curso de Especialização em Geomática do Colégio Politécnico da UFSM.

Claire Delfini Viana Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Associada II da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Possui graduação em Geografia e especialização em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais, mestrado em Engenharia Agrícola (área Sensoriamento Remoto) e doutorado em Agronomia (área Produção Vegetal) todos pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Experiência docente em Ensino Superior, na área de Geotecnologias, Desenvolvimento Ambiental,Geociências, Geografia, Ciências Sociais. Atualmente atuando como docente e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Geomática e no Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão; na área de Geoprocessamento nos Cursos Superior de Tecnologia em Geoprocessamento e Técnico em Geoprocessamento. Desenvolvendo pesquisas em Educação a Distancia - EaD; Gestão Rural, Sensoriamento Remoto e Agricultura de Precisão.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Paim Benedetti, A. C., Garrido Pinheiro, C., Knevitz Hammerschmitt, C., Tavares Paim, E., Neuenschwander, F., Moraes Carvalho Neto, R., & Delfini Viana Cardoso, C. (2021). ESTUDOS SOBRE A QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA/RS: OPERACIONALIZAÇÃO DE MÉTODOS EM AVALIAÇÕES AMBIENTAIS. Geo UERJ, (39), e53640. https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.53640