ANOTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS 1960

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.52849

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Cursos de férias. Anos 60.

Resumo

Enquadrado em um programa de pesquisa cujo propósito é empreender uma genealogia do ensino de Geografia no Brasil, este artigo lança olhares sobre os cursos de férias para aperfeiçoamento de professores prestados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em parceria com o Conselho Nacional de Geografia, na década de 1960. Tomando por base essa perspectiva, o texto alavanca um apanhado geral dessas formações docentes, acompanhado da descrição das concepções didáticas e pedagógicas consideradas como legítimas pelos ministrantes dos cursos. Ao seu término, o artigo considera que caberia aos pesquisadores alojados na chamada renovação da Geografia escolar, ocorrida supostamente entre os anos 1980 e 1990, realizar uma autocrítica das suas principais narrativas. Afinal, a formação de alunos críticos, ativos, protagonistas e democráticos levada a cabo pelo construtivismo pedagógico já encontrava campo de ação no ensino de Geografia muito antes da apregoada “virada radical”.   

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Biografia do Autor

Bruno Nunes Batista, Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia.

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor na Universidade Federal de Pelotas, no Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia.

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

Batista, B. N. (2023). ANOTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS 1960. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.52849

Edição

Seção

Dossiê Margens da Educação em Geografia