ANOTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS 1960
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.52849Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Cursos de férias. Anos 60.Resumo
Enquadrado em um programa de pesquisa cujo propósito é empreender uma genealogia do ensino de Geografia no Brasil, este artigo lança olhares sobre os cursos de férias para aperfeiçoamento de professores prestados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em parceria com o Conselho Nacional de Geografia, na década de 1960. Tomando por base essa perspectiva, o texto alavanca um apanhado geral dessas formações docentes, acompanhado da descrição das concepções didáticas e pedagógicas consideradas como legítimas pelos ministrantes dos cursos. Ao seu término, o artigo considera que caberia aos pesquisadores alojados na chamada renovação da Geografia escolar, ocorrida supostamente entre os anos 1980 e 1990, realizar uma autocrítica das suas principais narrativas. Afinal, a formação de alunos críticos, ativos, protagonistas e democráticos levada a cabo pelo construtivismo pedagógico já encontrava campo de ação no ensino de Geografia muito antes da apregoada “virada radical”.
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