Contribuição para a Gestão Integrada de uma Unidade de Conservação em Ambiente Urbano: a Floresta do Gericinó-Mendanha na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2003.49227Palabras clave:
Unidade de conservação natural, planejamento e gestão integrada, perspectiva ambiental do ecoturismo.Resumen
Este artigo dá continuidade aos estudos desenvolvidos no GEOESTE/UFRJ,1 desde o ano de 1996, sobre o uso e ocupação dos solos, a modificação de ambientes e a importância da manutenção de unidades de conservação em áreas urbanas, abordando o Maciço Gericinó-Mendanha, a Floresta e as áreas adjacentes dos bairros de Bangu e Campo Grande, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Com o propósito de subsidiar ações voltadas ao planejamento e gestão, partiu-se do estudo e da análise do meio físico, buscando integrar os dados que caracterizam a área ao uso atual da mesma, identificando, assim, incongruências e potencialidades do solo, para as quais pudessem ser propostas ações e medidas visando ao desenvolvimento local e respeitando a condição de Unidade de Conservação Natural (UC1V) segundo o SNUC (Lei n° 9.985/2000) e o processo participativo da comunidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.