Desigualdade de Renda e Disparidades Regionais
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2002.49209Palavras-chave:
Desigualdade de renda, disparidades regionais, modelo econômico brasileiro.Resumo
Sabe-se que o Brasil é um país marcado por diversas desigualdades. As disparidades regionais e a péssima distribuição de renda são algumas evidências dessas desigualdades.
De fato, tanto o espaço brasileiro como a sociedade são marcados por diversas disparidades. A desigualdade de renda foi aprofundada pelo desenvolvimentismo brasileiro ao longo da década de 60. A repercussão desse processo foi fortemente sentida nas discussões acadêmicas ao longo da década de 70. Diversas teorias buscaram explicar a concentração de renda como um fato transitório da economia brasileira. Um dos pontos aponta as disparidades regionais como causa da desigualdade de renda no Brasil. Apresenta-se, aqui, essa discussão ao longo da década de 70, atualizando-a e questionando se as disparidades regionais realmente podem ser consideradas uma das responsáveis pela desigualdade de renda no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.