A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): PERCURSOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2021.45521Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular. Currículo. Ensino Fundamental. Ensino de Geografia. BrasilResumo
Introdução: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgada, a BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental (EI/EF) se tornou a referência nacional para a constituição dos currículos do país. Objetivo: Considerando a importância deste documento para a educação brasileira e para a Geografia, a presente pesquisa buscou discutir a entrada da Geografia escolar no Brasil, a importância do componente curricular nos currículos escolares e, principalmente, sua presença na BNCC. Dessa forma, buscou-se compreender os possíveis impactos no processo de ensino-aprendizagem da Geografia e as implicações para a formação do professor dessa área do currículo escolar. Métodos: O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, com especial utilização da análise de conteúdo, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise de leis e documentos – especialmente o texto da BNCC EI/EF. Resultados: A partir da análise do documento, verificou-se que ele trará uma unificação dos conteúdos a nível nacional, entretanto, foram encontrados diversos retrocessos que incluem desde a explicação incompleta dos conceitos geográficos até uma escassa referência ao trabalho de campo da Geografia. Conclusão: Considerando tais elementos, este artigo almeja contribuir para a melhoria do processo formativo e da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC EI/EF.
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