ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA

experiências em unidades de conservação, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.42443

Palavras-chave:

Conflitos Socioambientais, Gestão ambiental, Grupos vulneráveis, Protagonismo dos sujeitos.

Resumo

Esse ensaio visa contextualizar a importância de estratégias de Educação Ambiental (EA) na gestão ambiental participativa de Unidades de Conservação (UCs) a partir de ações realizadas no âmbito nacional. A pesquisa partiu de uma reflexão teórico-metodológica, com levantamento bibliográfico e documental a partir da análise sistematizada acerca de estratégias de EA no país. Embora sejam realizadas várias estratégias de EA no país, como resultado de um esforço dos gestores e analistas para promover a participação da comunidade na gestão e conservação dos recursos naturais nas UCs, evidenciou-se que há dificuldades para a continuidade efetiva e para sistematização e divulgação das ações desenvolvidas. As estratégias são importantes, porém, é preciso avançar na EA crítica com viés para a gestão participativa, pois percebe-se que parte das atividades ainda está arraigada a uma concepção conservadora de EA que prima pela mudança de comportamento individual. No tocante a sistematização e divulgação é importante incluir os atores sociais envolvidos, os conflitos socioambientais, as estratégias, o objetivo, o meio de divulgação e os resultados alcançados. A EA crítica pode contribuir para: a mediação dos conflitos; a conservação da biosociodiversidade; o protagonismo dos grupos vulneráveis e sua participação na tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Ferreira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

[1] Professora Adjunta do Departamento de Geografia e da Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe (PRODEMA PROFCIAMB/UFS), Pós-Doutoranda  do PPGEO/CPAq/UFMS e Pesquisadora do GEOPLAN.

Vicentina Socorro da Anunciação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Associada do Curso de Geografia (FAENG/UFMS) e da  Pós-Graduação (PPGEO/CPAQ/UFMS).

Downloads

Publicado

2023-11-10

Como Citar

Silva, M. do S. F. da, & Anunciação, V. S. da. (2023). ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: experiências em unidades de conservação, Brasil. Geo UERJ, (43). https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.42443