ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA
experiências em unidades de conservação, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2023.42443Palavras-chave:
Conflitos Socioambientais, Gestão ambiental, Grupos vulneráveis, Protagonismo dos sujeitos.Resumo
Esse ensaio visa contextualizar a importância de estratégias de Educação Ambiental (EA) na gestão ambiental participativa de Unidades de Conservação (UCs) a partir de ações realizadas no âmbito nacional. A pesquisa partiu de uma reflexão teórico-metodológica, com levantamento bibliográfico e documental a partir da análise sistematizada acerca de estratégias de EA no país. Embora sejam realizadas várias estratégias de EA no país, como resultado de um esforço dos gestores e analistas para promover a participação da comunidade na gestão e conservação dos recursos naturais nas UCs, evidenciou-se que há dificuldades para a continuidade efetiva e para sistematização e divulgação das ações desenvolvidas. As estratégias são importantes, porém, é preciso avançar na EA crítica com viés para a gestão participativa, pois percebe-se que parte das atividades ainda está arraigada a uma concepção conservadora de EA que prima pela mudança de comportamento individual. No tocante a sistematização e divulgação é importante incluir os atores sociais envolvidos, os conflitos socioambientais, as estratégias, o objetivo, o meio de divulgação e os resultados alcançados. A EA crítica pode contribuir para: a mediação dos conflitos; a conservação da biosociodiversidade; o protagonismo dos grupos vulneráveis e sua participação na tomada de decisão.
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Copyright (c) 2023 Maria do Socorro Ferreira da Silva, Vicentina Socorro da Anunciação

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