ANÁLISE DA SUSCEPTIBILIDADE À DESERTIFICAÇÃO EM AMBIENTE DE CAATINGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.39260

Palavras-chave:

Análise ambiental. Degradação. Erosão. Geotecnologias. Manejo das terras.

Resumo

A susceptibilidade ambiental indica a probabilidade de fragilidade natural em relação à determinadas problemáticas ambientais, como as relacionadas à desertificação. Por este estudo, objetivou-se identificar as áreas susceptíveis à desertificação em ambientes da caatinga, tendo como escala de análise os municípios de Canudos e Jeremoabo, localizados no norte do estado da Bahia. Aplicou-se a lógica fuzzy para a integração de dados físico-ambientais (litologia, solos e variáveis do relevo) e elaboração da modelagem de susceptibilidade. O índice topográfico de umidade, declividade, plano e perfil de curvatura do relevo foram extraídos do modelo digital de terreno (MDT) e compuseram as variáveis do relevo. Após a elaboração e análise do cenário ambiental, constatou-se que 13% do território em estudo correspondem à susceptibilidade severa e a susceptibilidade alta a 15%, e ambas se encontram em relevos ondulados, forte-ondulados e montanhosos, em ambientes de médio-baixo e baixo índice topográfico de umidade. Nos municípios, destacam-se a susceptibilidade média, a qual é superior a 40%. Os dados oriundos da modelagem demonstram a necessidade de realizar um planejamento eficaz de uso do solo, a fim de evitar ou reduzir os processos de degradação ambiental do bioma caatinga, por meio da adoção de práticas conservacionistas no tocante de combater ações que desencadeiem a erosão acelerada, fator do processo de desertificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson de Jesus Pereira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduando em Agronomia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas; Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Natureza, Sociedade e Ordenamento Territorial (GEONAT); Bolsista PIBIC/CNPq

Israel de Oliveira Junior, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Geógrafo (licenciado e bacharel), pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); mestre em Geografia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Doutorando em Geografia (UFBA). Docente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Natureza, Sociedade e Ordenamento Territorial (GEONAT)

Jocimara Souza Britto Lobão, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Licenciada em Geografia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); mestre em Geografia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Doutora Geografia, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente da UEFS, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Natureza, Sociedade e Ordenamento Territorial (GEONAT)

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Pereira, A. de J., Oliveira Junior, I. de, & Lobão, J. S. B. (2020). ANÁLISE DA SUSCEPTIBILIDADE À DESERTIFICAÇÃO EM AMBIENTE DE CAATINGA. Geo UERJ, (37), e39260. https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.39260