SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) APLICADO A GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS. ATLAS DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA NAS ILHAS DE BELÉM – INICIATIVAS, DEMANDAS E POTENCIALIDADES.
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.29876Palavras-chave:
Água de chuva. Sistema de Informação Geográfica (SIG). Gestão Ambiental. Tecnologia social.Resumo
Essa pesquisa apresenta um estudo multidisciplinar sobre gestão de águas nas ilhas de Belém. Destaca por meio de um diagnóstico temático socioambiental experiências ribeirinhas na utilização de projetos de captação de água de chuva. Com a utilização de Sistema de Informação Geográfica (SIG), apresenta a sistematização dados e informações considerando aspectos diversos relacionados ao uso do recurso natural água em seis projetos de captação de água de chuva distribuídos em nove ilhas da cidade de Belém. Em um universo de aproximadamente 3.000 habitantes sem serviços públicos de saneamento básico, destaca ações alinhadas, conscientemente ou não, à Política Nacional de Recursos Hídricos e aos objetivos e diretrizes propostos no Plano Diretor Municipal de Belém. O produto final dessa pesquisa trata-se do resultado de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) onde se propõem o uso de um Atlas como ferramenta de auxilio à gestão ambiental, demonstrando como o uso de SIG por meio do Atlas pode contribuir na gestão de recursos naturais nas diversas temáticas que envolvem o uso de tecnologias sociais na busca de sustentabilidade e desenvolvimento local no que se refere ao uso da água em Belém.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.