A EVOLUÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA PERIFERIA URBANA DE SOROCABA-SP: DO ESQUECIMENTO AO DESPERTAR DOS INTERESSES PÚBLICOS E PRIVADOS / THE EVOLUTION OF THE USE AND OCCUPATION OF LAND IN THE URBAN PERIPHERY OF SOROCABA-SP: FROM FORGETTING TO AWAKENING
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.27200Palavras-chave:
urbanização, periferia urbana, uso e ocupação do solo, projetos públicos e privados, segregação socioespacial.Resumo
doi: 10.12957/geouerj.2017.27200
A evolução urbana é resultado da atuação dos agentes de produção do espaço norteados pelos modelos de planejamento. O atual dinamismo imposto à periferia das cidades, que não se limita mais ao local de moradia dos pobres, incentiva à elaboração de análises para compreender as forças que atuam na reprodução do espaço na periferia e na cidade como um todo. Nas últimas décadas assiste-se a transformações com relação ao uso e ocupação do solo nas periferias, tornando-se comum a fixação de empreendimentos associados a investimentos que conferem novas centralidades nas cidades. As práticas socioespaciais contemporâneas existentes nas periferias urbanas serão debatidas e analisadas apresentando como estudo de caso a cidade de Sorocaba. A apreciação sobre a evolução do uso e ocupação do solo na periferia ocorreu por meio do respaldo de levantamentos teóricos, dados estatísticos, recursos cartográficos e visitas técnicas, o que contribuiu para demonstrar as principais estratégias públicas e privadas incorporadas na reprodução do espaço na periferia e as consequências para a estrutura urbana e aos habitantes de Sorocaba.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.