ASPECTOS GEOECONÔMICOS DA CADEIA PRODUTIVA DA SOJA NO ESTADO DE SANTA CATARINA: PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO / GEOECONOMIC ASPECTS OF THE SOYBEAN PRODUCTION CHAIN IN THE STATE OF SANTA CATARINA: PRODUCTION AND CIRCULATION
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.26863Palavras-chave:
Cadeia produtiva da soja, Santa Catarina, Produção, Transportes e logística.Resumo
doi: 10.12957/geouerj.2017.26863
Este artigo tem por objetivo demonstrar algumas das recentes transformações que ocorreram desde a década de 1990 na cadeia produtiva da soja, tendo como recorte espacial o estado de Santa Catarina. Nele abordamos alguns dos principais elementos que justificam o dinamismo e à expansão da cultura da soja no território catarinense, assim como analisamos às rotas e o quadro de transportes e logística agroindustrial da soja em Santa Catarina. É interesse analisarmos como o dinamismo do agronegócio brasileiro está associado aos fatores internos “da porteira para dentro”, enquanto os principais pontos de estrangulamento estão geralmente associados à fatores externos “da porteira para fora” como a literatura costuma apontar. Nesse trabalho demonstramos de forma concisa à assimetria qualitativa e quantitativa entre agentes e as infraestruturas responsáveis pela produção e circulação da soja em Santa Catarina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.