DO PORONGO À CUIA: A CADEIA PRODUTIVA DA LAGENARIA SICERARIA EM SANTA MARIA/RS / FROM CALABASH TO GOURD: THE PRODUCTION CHAIN OF LAGENARIA SICERARIA IN SANTA MARIA/RS, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.26197Palabras clave:
Agricultura familiar, cadeia produtiva, porongo, cuia, agroindustrialização.Resumen
doi: 10.12957/geouerj.2017.26197
O presente artigo apresenta reflexões que possibilitam a compreensão sobre a cadeia produtiva do porongo no município de Santa Maria (RS). Dessa forma, buscou-se reconhecer o papel dos agricultores familiares produtores de porongo e os diferentes processos produtivos que compõem essa cadeia. A pesquisa esteve organizada em um conjunto de procedimentos metodológicos. Inicialmente, leituras possibilitaram a compreensão do tema cadeia produtiva, para, na sequência, dar-se início à apropriação da produção de porongo no município de Santa Maria. Posteriormente, realizaram-se visitas de campo ao distrito de Arroio do Só, área produtora dos porongos. Por fim, com base na literatura selecionada, organizaram-se os dados da referida cadeia produtiva. Em que pese sua importância econômica para as populações envolvidas, pouca ou nenhuma visibilidade tem para o município.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.