DO PORONGO À CUIA: A CADEIA PRODUTIVA DA LAGENARIA SICERARIA EM SANTA MARIA/RS / FROM CALABASH TO GOURD: THE PRODUCTION CHAIN OF LAGENARIA SICERARIA IN SANTA MARIA/RS, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.26197Palavras-chave:
Agricultura familiar, cadeia produtiva, porongo, cuia, agroindustrialização.Resumo
doi: 10.12957/geouerj.2017.26197
O presente artigo apresenta reflexões que possibilitam a compreensão sobre a cadeia produtiva do porongo no município de Santa Maria (RS). Dessa forma, buscou-se reconhecer o papel dos agricultores familiares produtores de porongo e os diferentes processos produtivos que compõem essa cadeia. A pesquisa esteve organizada em um conjunto de procedimentos metodológicos. Inicialmente, leituras possibilitaram a compreensão do tema cadeia produtiva, para, na sequência, dar-se início à apropriação da produção de porongo no município de Santa Maria. Posteriormente, realizaram-se visitas de campo ao distrito de Arroio do Só, área produtora dos porongos. Por fim, com base na literatura selecionada, organizaram-se os dados da referida cadeia produtiva. Em que pese sua importância econômica para as populações envolvidas, pouca ou nenhuma visibilidade tem para o município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.