FORMAÇÃO DO ÍNDICE DE MODERNIZAÇÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA - OESTE DA BAHIA / FORMATION OF THE AGRICULTURAL MODERNIZATION INDEX OF AGRICULTURAL FRONTIER - WESTERN BAHIA

Autores

  • Crisliane Aparecida Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Edson Eyji Sano Embrapa Cerrados
  • Pablo Santana Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.25526

Palavras-chave:

modernização agropecuária, análise fatorial, Cerrado baiano, censo agropecuário, fronteira agrícola

Resumo

A ocupação do Cerrado no Oeste da Bahia, a partir da década de 1970, e o processo da modernização agropecuária são responsáveis pela formação e expansão da fronteira agrícola. Este artigo tem como objetivo construir um índice de modernização agropecuária por meio de um conjunto de variáveis, provenientes de dados censitários, que expliquem o processo de modernização da fronteira agrícola no Oeste da Bahia. A pesquisa foi baseada nos dados censitários de 1970 a 2006 e submetidos à análise fatorial para a construção do índice de modernização agropecuária. Os dados mostraram que, em todos os anos analisados, o principal IMA para o Oeste da Bahia foi o F1, cujos valores mostraram-se superiores a 40% das variáveis. Assim como, a ocupação do espaço per si não se resume em nível de modernização, mas sim pelo uso contínuo de investimento e padrão tecnológico, o que explica uma falta de uniformidade no grau de modernização entre as distintas microrregiões, como também entre os municípios de cada microrregião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-18

Como Citar

SANTOS, Crisliane Aparecida Pereira dos; SANO, Edson Eyji; SANTOS, Pablo Santana. FORMAÇÃO DO ÍNDICE DE MODERNIZAÇÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA - OESTE DA BAHIA / FORMATION OF THE AGRICULTURAL MODERNIZATION INDEX OF AGRICULTURAL FRONTIER - WESTERN BAHIA. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 32, p. e25526, 2018. DOI: 10.12957/geouerj.2018.25526. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/25526. Acesso em: 1 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos