ZONEAMENTO DE PARÂMETROS CLIMÁTICOS PARA A VERTENTE PARANAENSE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITARARÉ / ZONING OF CLIMATIC PARAMETERS TO THE PARANÁ SLOPE OF ITARARÉ WATERSHED

Autores/as

  • Paulo Miguel De Bodas Terassi Universidade de São Paulo (USP)
  • José Tadeu Garcia Tommaselli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.22422

Palabras clave:

zonas climáticas, bacia hidrográfica, erosividade, balanço hídrico climatológico

Resumen

doi: 10.12957/geouerj.2017.22422

O clima funciona como um insumo de energia para a bacia hidrográfica e desempenha o papel de controlar ouinfluenciar diversos componentes da dinâmica socioambiental desse recorte espacial. Dessa forma, o presentetrabalho objetiva propor o zoneamento climático da área de estudo e identificar prováveis problemas ambientaisdecorrentes dos diferentes regimes climáticos. Foram obtidos os dados anuais e mensais de chuva de trezepostos pluviométricos junto ao Instituto das Águas do Paraná e de uma estação meteorológica, de JoaquimTávora, pertencente ao Instituto Agronômico do Paraná, para o segmento temporal de 1976 a 2012. Foramutilizadas as seguintes metodologias: o índice de erosividade de Rufino, Biscaia e Merten (1993); as estimativas detemperatura fornecidas pela Universidade de Delaware (2014); e o balanço hídrico climatológico de Thornthwaitee Mather (1955). O zoneamento climático permitiu averiguar a relação das características climáticas com oscomponentes socioambientais da área de estudo. A zona climática IV merece atenção por ter apresentado amaior erosividade das chuvas junto à verificação de solo exposto, fatores que representam maiorsusceptibilidade à erosão. A zona climática I apresenta a significativa ocupação por pastagens e lavourastemporárias e a possibilidade de deficiência hídrica demonstra uma vulnerabilidade a essas atividadeseconômicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Miguel De Bodas Terassi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Geografia Física pela Universidade de São Paulo.

José Tadeu Garcia Tommaselli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus Presidente Prudente

Prof. Dr. do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus Presidente Prudente

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

TERASSI, Paulo Miguel De Bodas; TOMMASELLI, José Tadeu Garcia. ZONEAMENTO DE PARÂMETROS CLIMÁTICOS PARA A VERTENTE PARANAENSE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITARARÉ / ZONING OF CLIMATIC PARAMETERS TO THE PARANÁ SLOPE OF ITARARÉ WATERSHED. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 31, p. 417–438, 2017. DOI: 10.12957/geouerj.2017.22422. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/22422. Acesso em: 23 may. 2025.