COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (RMR) A PARTIR DA ANÁLISE MORFOESTRUTURAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2016.18827Palavras-chave:
mapeamento geomorfológico, análise morfoestrutural, análise neotectônica, morfometria, Região Metropolitana do Recife.Resumo
doi: 10.12957/geouerj.2016.18827
O presente artigo propõe uma nova compartimentação geomorfológica para a Região Metropolitana do Recife (RMR), através da correlação dos diferentes litotipos que estão distribuídos sob diversas formas de relevo. Para tal, utilizou-se métodos de análise morfoestrutural baseados na aplicação de índices morfométricos, integrados aos dados litoestruturais, dos fotolineamentos e da configuração da rede de drenagem. A aplicação da abordagem morfoestrutural ao modelado da RMR permitiu a diferenciação dos seguintes compartimentos estruturais e subunidades morfológicas: o Planalto Sedimentar Litorâneo, seccionado em três subunidades, o Piemonte da Borborema Cristalino, seccionado em duas subunidades, o Piemonte da Borborema da Bacia Pernambuco e as Planícies Indiferenciadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.