A GEOGRAFIA DO PETRÓLEO EM TRANSIÇÃO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS DESCOBERTAS DE FONTES NÃO CONVENCIONAIS DE PETRÓLEO NA AMÉRICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.12864Palavras-chave:
Geopolítica, Petróleo, Fontes não convencionais, GeografiaResumo
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.12864
Este artigo apresenta considerações sobre a nova geopolítica do petróleoa partir das recentes descobertas de enormes jazidas de petróleo de fontes não convencionais em regiões fora do eixo Oriente Médio-Norte da África, especificamente, o xisto nos EUA, as areias betuminosas no Canadá e o pré-sal no Brasil. Busca-se, assim, delinearalguns cenários geopolíticos possíveis considerando a entrada dessasnovas fontes de petróleo no comércio mundial.Para tanto, este artigo foi organizado emtrês partes. Inicialmente, um breve balanço sobre o estado da arte dos atuais estudos sobre a geopolítica do petróleo no Brasil será apresentado. Em seguida, será expostoum quadro sobre a distribuição geográfica da indústria do petróleo no mundo,as principais reservas provadas, os países e regiões produtoras e consumidoras mais importantes e as principais atividades de refino, com destaque para o papel das grandes companhias.Por fim, são apresentadasas possibilidades de reestruturação e reordenamento geográfico e geopolítico do petróleo no mundo,considerando essas novas fontes energéticas não convencionaisdos EUA, Canadá e Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.