O ENLACE RIO-MINAS-ESPÍRITO SANTO NA REDE GEOGRÁFICA DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.10807Palavras-chave:
transporte rodoviário de carga, circulação, nodal e seletividade espacialResumo
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.10807
Em análise estruturada a partir da teoria do espaço geográfico, este artigo pretende demonstrar as peculiaridades e dinâmicas territorias que corroboram a inserção de um conjunto nodal formado pelos polígonos fluminense (Resende-Três Rios-Petrópolis-Rio de Janeiro) e mineiro (Divinópolis-Conselheiro Lafaiete-Belo Horizonte-Ipatinga), e pelos eixos capixaba (Cachoeiro de Itapemirim-Vitória-Aracruz) e Macaé-Arraial do Cabo (RJ), como centralidades da rede geográfica do transporte rodoviário de carga, cuja configuração territorial é composta por linhas e nodais que em seu conjunto expressam a organização e estruturação desta atividade na formação socioespacial brasileira e evidenciam um processo de seletividade espacial que privilegiou certos pontos e áreas em detrimento de outros, demarcado pela concentração e atuação de seus agentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.