RELIGIÃO E MÍDIAS SOCIAIS: DES(RE)TERRITORIALIZAÇÕES NO CIBERESPAÇO

Autores

  • PAULO AFONSO DIAS DE LIMA Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.46722

Palavras-chave:

Religião, ciberespaço, hipermodernidade, des(re)territorializações

Resumo

O presente artigo versa sobre a relação entre religião, ciberespaço e território, uma discussão introdutória que não se encerra neste texto. A metodologia foi pautada principalmente na revisão bibliográfica – matrizes teóricas acerca da dimensão política da religião, assim como sua relação com os processos em curso na pós-modernidade e território – e parte de uma etnografia virtual, visando relacionar a teoria com alguns exemplos. A partir da realização deste trabalho compreendemos como as religiões com suporte das novas tecnologias estão se inserindo neste novo contexto social e agindo através de um caráter político-territorial no ciberespaço. Esse trabalho mostra também a proximidade entre espaço virtual e real, trazendo possibilidade de novas significações para o espaço na contemporaneidade e para o avanço desses estudos na ciência geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PAULO AFONSO DIAS DE LIMA, Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA).

Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

 

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

LIMA, PAULO AFONSO DIAS DE. RELIGIÃO E MÍDIAS SOCIAIS: DES(RE)TERRITORIALIZAÇÕES NO CIBERESPAÇO. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 42, p. 44–61, 2017. DOI: 10.12957/espacoecultura.2017.46722. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/46722. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS