Mulheres entre os movimentos sociais e os movimentos “de ordem”:

a luta contra a desigualdade de gênero nas políticas habitacionais

Autores

  • Isis do Mar Marques Martins Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Dalliana Ferreira Brito Grisi Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.12957/espaoecultura.2025.94801

Resumo

A luta contra a desigualdade de gênero em diversas frentes não é um fenômeno recente no Brasil. Ao tratarmos de políticas habitacionais, vemos um avanço em propostas que priorizem as mulheres em projetos de acesso à moradia popular, tais como no Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV, mas ainda de forma superficial e difusa. O objetivo aqui é analisar o cenário das políticas de direito à moradia considerando – ou não - a mobilização e a luta de movimentos sociais que combatem as disparidades políticas e socioespaciais no acesso à habitação, considerando os efetivos movimentos sociais e o que chamamos aqui de movimentos “ordenados”. Trocando em miúdos, o debate da desigualdade de gênero nas políticas habitacionais considera as estratégias consolidadas de luta e mobilização pelo direito à cidade pelas mulheres? Dessa maneira, iremos analisar em primeiro lugar as referências teóricas dos desafios das políticas habitacionais para a luta contra a desigualdade de gênero. Em segundo, traremos um panorama das conquistas e interseccionalidade tendo como pano de fundo os conflitos socioespaciais habitacionais e garantia das mulheres pelo direito à moradia nas escalas internacionais e nacional, à diferença de agendas da luta social e do que chamamos de luta ordenada, e em terceiro, uma análise no Brasil dos desafios ainda a serem enfrentados na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis do Mar Marques Martins, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora adjunta da Faculdade de Geografia e Cartografia e professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará

Dalliana Ferreira Brito Grisi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) do Instituto de Políticas Públicas (IPP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

MARQUES MARTINS, Isis do Mar; FERREIRA BRITO GRISI, Dalliana. Mulheres entre os movimentos sociais e os movimentos “de ordem”:: a luta contra a desigualdade de gênero nas políticas habitacionais. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 1, n. 53 a 58, 2025. DOI: 10.12957/espaoecultura.2025.94801. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/94801. Acesso em: 2 nov. 2025.

Edição

Seção

GT SIMPURB - Território, Conflito e Ativismos Sociais Urbanos