A FOTOGRAFIA NA ERA DA MOBILIDADE: CONCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/espaoecultura.2022.88862Palavras-chave:
Mobilidade, Ensino de Geografia, FotografiaResumo
As peculiaridades no processo fotográfico (registro, edição e compartilhamento) vinculadas aos dispositivos móveis caracterizam as práticas atuais como a Mobgrafia, ou seja, todas as etapas do processo fotográfico estão associadas a um único aparelho. Sendo assim, este trabalho tem como finalidade o estudo da fotografia como recurso didático e como um instrumento para o ensino de geografia. Para isso, foi necessário entender a trajetória e consolidação da fotografia ao longo tempo para tratar das práticas fotográficas contemporâneas que estão vinculadas à era da mobilidade. E além disso, explorar e captar as potencialidades da fotografia mobile imersa no espaço escolar por meio de uma ordenação de atividades utilizando a mobgrafia. Ao considerar que a visualidade tem um papel central no cotidiano da sociedade atual, principalmente no âmbito escolar, a pesquisa tem como objetivo geral identificar a mobgrafia como uma prática móvel e espacial de percepção, representação e produção visual na atualidade. Da mesma forma, considerando que o ensino de geografia, na maioria dos casos, ainda traz a imagem em seu caráter secundário não tratando a visualidade como parte inerente de um processo ao qual todos já se encontram inseridos. Por isso, a necessidade de se alfabetizar o olhar através das imagens, transformando aspectos do cotidiano em algo extraordinário, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem da geografia.
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