Organização comunitária na produção do território urbano periférico:

território-corpo e direito à cidade

Autores

  • Tatiane Marina Pinto de Godoy Universidade Federal de São João del Rei
  • Daniela Abritta Cota Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.12957/espaoecultura.2025.88675

Resumo

O trabalho apresenta fundamentos e resultados parciais do projeto de pesquisa em interface com a extensão universitária que objetiva (re)conhecer o território urbano periférico por meio da dialogicidade entre teoria e saber comunitário. A partir de uma perspectiva crítica, fundamentada na compreensão dos processos contraditórios da produção do espaço entre Estado, capital e necessidades da reprodução social, a pesquisa se orienta por duas referências: o direito à cidade, na concepção lefebvriana em seu sentido mais crítico, e na pedagogia do oprimido de Paulo Freire, buscando por meio de metodologias dialógicas decodificar a realidade urbana para construir um programa de transformações socioespaciais. Os resultados parciais apresentam a centralidade do papel mobilizador de mulheres que, orientadas por uma compreensão das necessidades cotidianas do cuidado e da reprodução, organizam ações e lutas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Abritta Cota, Universidade Federal de São João del Rei

Doutora em Geografia e pós-doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. É mãe, arquiteta e urbanista e professora Associada do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ. Integrante e pesquisadora do Observatório Urbano de São João del-Rei desde 2019, coordena o Projeto “Observa-Ação: (re)conhecimento e direito à cidade” (CNPQ - Demanda Universal/2021), no qual este trabalho se inclui. Atua em ensino, pesquisa e extensão com as seguintes ênfases: epistemologia feminista e metodologias de leitura urbana; política urbana e habitação; cidade, gênero e interseccionalidades; planejamento urbano e gestão urbana; agentes produtores do espaço urbano.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

PINTO DE GODOY, Tatiane Marina; ABRITTA COTA, Daniela. Organização comunitária na produção do território urbano periférico:: território-corpo e direito à cidade. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 1, n. 53 a 58, 2025. DOI: 10.12957/espaoecultura.2025.88675. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/88675. Acesso em: 2 nov. 2025.

Edição

Seção

GT SIMPURB - Território, Conflito e Ativismos Sociais Urbanos