Análise sobre a zona oeste da cidade do Rio de Janeiro a partir das sujeitas e sujeitos periféricos e os movimentos sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espaoecultura.2025.88556

Resumo

Neste artigo tentamos relacionar o debate sobre as sujeitas e sujeitos periféricos (D’Andrea: 2020, 2022) com os movimentos sociais na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Nosso caminho teórico-metodológico se alicerçou em um tripé, a saber: (I) debate bibliográfico, (II) a netnografia a partir das redes sociais para levantamento dos movimentos sociais na Zona Oeste, articulado com (III) uma análise geograficamente situada a partir de uma sujeita/pesquisadora periférica. Vale destacar, que nas periferias também se organizam contramovimentos sociais, e que percebemos um aumento dessas ações coletivas conservadoras, por vezes de extrema direita, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilaine Souza de Araújo Silva, Doutoranda em Geografia PUC/RJ Secretaria Municipal de Educação - SME/RJ Secretaria Estadual de Educação SEEDUC/RJ

Professora de Geografia nas redes municipal (SME) e estadual (SEEDUC) do Rio de Janeiro. Doutoranda em Geografia pela PUC/RJ. Possui Mestrado em geografia e espacialização em organização espacial do Rio de Janeiro pela UFF.

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

SILVA, Rosilaine Souza de Araújo. Análise sobre a zona oeste da cidade do Rio de Janeiro a partir das sujeitas e sujeitos periféricos e os movimentos sociais . Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 1, n. 53 a 58, 2025. DOI: 10.12957/espaoecultura.2025.88556. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/88556. Acesso em: 2 nov. 2025.

Edição

Seção

GT SIMPURB - Território, Conflito e Ativismos Sociais Urbanos